Igreja em Cabo Verde torna-se um marco histórico (Texto traduzido)

Durante a 30ª Assembleia Geral e Convenções da Igreja do Nazareno, seis resoluções foram adotadas reconhecendo vários locais como marcos históricos, de acordo com o parágrafo 913 do Manual. Este é o sexto artigo de uma série destacando a importância desses seis novos marcos históricos da Igreja do Nazareno.

Jul 29, 2023 - 03:04
 0  156
Igreja em Cabo Verde torna-se um marco histórico (Texto traduzido)

A Igreja João José Dias, também conhecida como Capela de Ponta Achada, localizada na Ilha Brava, Cabo Verde, foi designada como marco histórico da Igreja do Nazareno por ação da 30ª Assembleia Geral em Indianápolis, Indiana, EUA, em junho. Essa designação ocorreu após a Assembleia Geral adotar a Resolução Especial 758, uma resolução originada dos distritos de Cabo Verde Norte e Sul, na Região da África.

O edifício está situado em Ponta Achada, na Ilha Brava, uma das 10 ilhas de Cabo Verde. Foi construído em 1909 sob a liderança de João José Dias (1873-1964), um nativo de Cabo Verde que imigrou para os EUA em 1889, aos 16 anos, com seu pai. Dias se estabeleceu inicialmente com a comunidade cabo-verdiana em New Bedford, Massachusetts, EUA.

Dois anos depois, ele se mudou para Providence, Rhode Island, EUA, onde testemunhou sua fé em Cristo e se juntou à Igreja Evangélica do Povo (mais tarde conhecida como Primeira Igreja do Nazareno de Providence). Essa congregação local foi o membro mais antigo da Central Evangelical Holiness Association, o órgão paterno mais antigo da Igreja do Nazareno na atualidade.

A Igreja Evangélica do Povo é a igreja local mais antiga a se unir à Igreja do Nazareno durante a Assembleia Geral em Pilot Point, Texas, EUA, em 1908. Foi nessa igreja que Dias experimentou a graça da santificação completa.

Em 1900, com o apoio prometido pela Igreja Evangélica do Povo, Dias retornou a Cabo Verde como missionário para sua terra natal. Em fevereiro de 1901, Dias e alguns companheiros navegaram para a Ilha Brava, sua ilha natal. Dias começou seu trabalho lá, que incluía a organização de igrejas, a fundação e operação de uma escola, a pregação da mensagem de santidade e o sofrimento de intensa perseguição. Ele foi preso quatro vezes e em duas ocasiões escapou por pouco da morte após ser agredido por uma multidão.

Outros cabo-verdianos que faziam parte de seu ministério também foram perseguidos. Apesar de todas as dificuldades, seus esforços e determinação levaram eventualmente à construção do edifício histórico que agora leva o nome de Dias. Além do edifício, uma rua em Nova Sintra, a capital da Ilha Brava, também recebeu o nome de Dias.

A Igreja João José Dias é o edifício mais antigo da Igreja do Nazareno na África. Foi frequentemente danificado durante os anos de perseguição. À medida que a congregação nazarena aumentava em número, tornou-se necessário um local maior e mais novo para acomodar seu crescimento. No entanto, a congregação permaneceu fortemente ligada ao edifício original. Para honrar essa conexão, o piso original de madeira da Igreja João José Dias foi removido e reutilizado como altar no novo edifício.

Nos anos subsequentes até os dias atuais, a Igreja João José Dias continuou a ser usada como igreja, escola, salão de ministério jovem e museu. O Distrito de Cabo Verde Sul possui uma quadra de vôlei adjacente ao edifício que é regularmente utilizada para alcançar os jovens por meio de atividades e eventos.