Ilha Brava: Nove mil contos vão ser investidos na reabilitação de moradias e manutenção de vias de acesso
A Câmara Municipal da Brava está a finalizar um projecto de reabilitação de moradias, com “forte enfoque” na localidade de Furna, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
A Câmara Municipal da Brava está a finalizar um projecto de reabilitação de moradias, com “forte enfoque” na localidade de Furna, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
Segundo o edil Francisco Tavares, o projecto, orçado em cerca de nove mil contos, contempla moradias que necessitam de intervenção urgente na área do saneamento, nomeadamente casas de banho.
A autarquia acredita que com estas intervenções resolve-se “boa parte” dos problemas de saneamento e da segurança das habitações no que tange a cobertura.
No âmbito do programa PRRA, até 2021, o município da Brava deverá investir cerca de 60 mil contos nesta área.
Ainda no quadro de investimentos a nível de infra-estruturas de requalificação, reabilitação de habitações e de vias de acesso, a câmara já tem em andamento vários trabalhos.
“Estamos a construir uma casa de banho na zona de Cova Rodela e temos mais outras, cujas obras deverão iniciar em breve”, disse Francisco Tavares, acrescentando que as obras nesta localidade estão sendo realizadas com fundos da própria autarquia.
Também, em Monte, estão a decorrer obras de reabilitação das vias de acesso a esta localidade, um projecto da edilidade, financiado pelo Fundo Autónomo de Manutenção Rodoviária (FAMR), na verba de manutenção das estradas municipais.
Os trabalhos de reabilitação levados a cabo pretendem chegar também ao Miradouro da época colonial, segundo o autarca, “como forma de manter este património com alguma dignidade e preservação”, facilitando, assim, a chegada das pessoas a este local.
Estas intervenções em curso tem um orçamento que ronda os 750 contos, mas Francisco Tavares notou que “este programa de manutenção das estradas municipais é de três mil contos, e deve ser realizado em 10 meses”.
Estas intervenções, de acordo com o edil bravense, vão contribuir para a melhoria da segurança, o acesso automóvel a várias habitações, estradas municipais sem buracos e a melhoria no saneamento, permitindo a recolha de lixo em todas as localidades.
O projecto irá beneficiar todas as zonas da ilha, sendo que Cova Rodela de Baixo e Santa Bárbara são as próximas a serem contempladas com o programa de reabilitação e manutenção das estradas.
Inforpress/Fim