Ilha da Brava contemplada totalmente com projeto de energia 100% renovável
A empresa Cabo Verde Wind, do empresário Júlio Rodrigues, residente dos Estados Unidos, já dispõe de um financiamento de 8 milhões de dólares disponibilizado pela Agência Internacional de Energia Renovável e pelo Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento, para a implementação do projeto que proporcionará à ilha da Brava energia 100% renovável.
De acordo com informações avançadas pelo empresário, em entrevista ao Ocean Press, a empresa e os parceiros ja têm tudo a postos para arrancar com a implementação do projeto e, neste momento, estão à espera apenas do despacho do Governo, reconhecendo o investimento.
A Cabo Verde Wind conta com parceira de várias empresas conceituadas nos Estados Unidos, que já manifestaram interesse em disponibilizar todos os equipamentos necessários e o desenho do sistema, garantido toda a produção e armazenamento de energia.
O projeto, denominado "100% REI", utilizará uma combinação de turbinas eólicas e painéis de energia solar fotovoltáica para produzir eletricidade renovável e inclui uma mecanismo de estabilização.
A eletricidade será alimentada diretamente pela rede do vento e da planta de energia solar que irá, também, abastecer um sistema para produzir Amónia Anidra (NH3), que pode ser armazenado e, em seguida, usado para alimentar geradores elétricos em aldeias remotas ou em períodos de baixo débito.
A eletricidade renovável produzida a partir deste projeto também alimentará as usinas de dessalinização, que fornecerão aproximadamente 500.000 litros de água fresca e potável por dia à população.
A Cabo Verde Wind trabalhará diretamente com a empresa de distribuição de água existente na ilha, a Água Brava, em todo o processo de implementação do projeto.
Estas empresas contam ainda com o apoio da autarquia da ilha da Brava na procura de uma parceria público-privada, criando as melhores soluções para que o projeto beneficie toda a população da ilha.