Este gesto simbólico, mas de grande significado, mostra o forte vínculo que os nossos emigrantes mantêm com a sua comunidade. Entre os principais promotores desta iniciativa está Junior Gomes , mais conhecido por TXITXO, que, juntamente com outros amigos e colegas, uniu esforços para garantir que a equipa da sua localidade tivesse condições mais dignas para representar Nossa Senhora do Monte em campo.
A ação destes bravos filhos da terra é um exemplo claro de solidariedade e espírito comunitário, e deve servir de inspiração para todos os emigrantes e pessoas com possibilidades de contribuir para o progresso desportivo, cultural e social das suas localidades de origem.
Os imigrantes têm desempenhado, ao longo dos anos, um papel de extrema importância no desenvolvimento da Brava e de Cabo Verde em geral, e iniciativas como esta reforçam ainda mais esse papel. Que este gesto seja apenas um dos muitos passos rumo a uma comunidade mais unida e fortalecida pelo contributo dos seus filhos espalhados pelo mundo.