INTERVENÇÃO DO DEPUTADO NACIONAL DO MOVIMENTO PARA A DEMOCRACIA PELO CIRCULO ELEITORAL DA ILHA BRAVA, DAVID GOMES, NO PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
A Brava tem dado passos importante no seu processo de desenvolvimento, quer a nível das infraestruturas económicas, desportivas, Sociais, comunitárias, e outras, no desencravamento das localidades, no acesso aos bens de primeira necessidade, na cultura, no desporto, na habitação entre outras.
Sr. Presidente da Assembleia Nacional
Senhor Ministro do Estado dos Assuntos Parlamentares;
Srs. Membros do Governo
Caras e caros colegas deputadas e deputados.
A Brava esteve, nestes dias em festa que culminou no dia 24 com a celebração do dia do seu padroeiro S. João Baptista e do dia do Município.
Celebrar as festas do patrono da ilha e do Município constituem momentos ímpares, para desfrutar de uma sã convivência dos residentes, com pessoas que vêm de outras ilhas, mas sobretudo com a nossa vasta diáspora que normalmente aproveita esta oportunidade para visitar familiares e amigos da terra que os viu nascer ou dos seus Pais.
As atividades religiosas, culturais, desportivas, recreativas e outras constituem sempre pratos fortes destas festas, que por alguns dias movimentam a cidade de Nova Sintra e outras localidades trazendo a vivacidade, a espontaneidade e o calor humano que sempre caracterizaram as gentes de Djabraba e da terra de Nhô Tatai.
Celebrar as Festas de S. João e do Município é um momento oportuno para lançarmos um olhar sobre a realidade da Ilha, sobre o que a Brava é hoje, mas sobretudo para perspectivamos o seu futuro, uma Ilha que, a par do todo nacional, possui condições e potencialidades que possam contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento.
A Brava de hoje, não é certamente aquela de alguns anos atrás, em que quando se pensava ou se falava da Ilha, ressalta-se a primeira vista problemas e mais problemas.
Longe de nós pensar que tudo está resolvido ou que tudo está solucionado mas é nossa firme convicção que temos que estamos no caminho certo.
A Brava tem dado passos importante no seu processo de desenvolvimento, quer a nível das infraestruturas económicas, desportivas, Sociais, comunitárias, e outras, no desencravamento das localidades, no acesso aos bens de primeira necessidade, na cultura, no desporto, na habitação entre outras.
É de se realçar a profícua, excelente e exemplar parceria entre o Governo e a Câmara Municipal que não têm poupado esforços para levar a felicidades aos bravenses de todas as localidades.
Neste contexto, obras importantes vêm sendo realizadas um pouco por toda a Ilha.
- A rua pedonal da Furna trouxe um novo visual à porta de entrada e saída da Brava;
- O arruamento da localidade de Lomba Tantum que durante muitos e muitos anos foi uma reivindicação justa das pessoas desta zona piscatória;
- A eletrificação do caminho vicinal que liga Lomba a Tantum e a reabilitação da casa dos pescadores que trouxeram excelentes condições aos homens do mar e as peixeiras;
- A reabilitação de Dezenas de Habitações sociais, das famílias mais carenciadas;
- A construção de casas de banho, melhorando as condições de higiene, saúde e saneamento dos bravenses;
- A nível das infraestruturas desportivas destacamos a reabilitação do Polidesportivo da Zona de Nossa Senhora do Monte;
- A reabilitação e iluminação da Placa desportiva do Mato;
- A Construção de vias de acesso construídas e outros em curso que proporcionam melhor circulação das populações locais;
- A reabilitação de caminhos vicinais por toda a Ilha;
- Hoje a segurança na Ilha está melhor servida. Para além da corporação da Polícia Nacional contar com mais efetivos, tem mais meio de mobilidade e de resgate o que proporciona melhor cobertura a toda a Ilha.
- Numa parceria que consideramos de exemplar entre a Câmara Municipal e a PN, hoje a esquadra tem melhores condições para prestar um serviço mais digno à população. Nossa Senhora do Monte, a segunda povoação da Ilha, passa a ter cobertura mais permanente a Policia, fruto desta parceria, que fez com que a Câmara disponibiliza-se um espaço na Delegação Municipal para o efeito.
- No sector da saúde destacamos e instalação do aparelho de RX e a colocação de um técnico, bem como as consultas de Telemedicina que, para além de proporcionar melhor saúde, reduzem de forma significativa as evacuações para os hospitais regional e Central;
- Reabilitação do acesso à piscina natural de Fajã de Água;
- A reabilitação do mercado de peixe em curso;
-Aquisição de um camião de lixo, em curso, com recurso ao fundo do ambiente, bem como contentores e papeleiras;
- Aquisição de um autocarro para transporte escolar;
- Brevemente a Brava passará a contar com outras infraestruturas estruturantes para o seu desenvolvimento;
- Para a requalificação Urbana da Cidade de Nova Sintra, enquadrada no PRAA, o concurso será lançado brevemente;
- A reabilitação e requalificação da estrada Cidade de Nova Sintra a Nossa Senhora do Monte será também uma realidade, bem como a reabilitação da Estrada de Fajã de Água, entre outras.
Sr. Presidente;
Sr. Ministro do Estado;
Senhores e Senhoras deputados;
Contudo não podemos deixar de apontar alguns desafios com que a ilha ainda enfrenta:
- Os transportes foram e serão sempre desafios para a Ilha. A sua regularização e a ligação da Brava com o todo nacional e ao mundo é um imperativo. Cremos que com a concessão dos transportes marítimos e a sua operacionalização brevemente a Brava estará certamente melhor servida.
- A mobilização de mais água para o consumo e para a agricultura já se faz sentir com alguma acuidade. A instalação da dessalinizadora na Furna, em processo avançado e cuja obra já foi lançada e a instalação da outra com maior capacidade na localidade de Esparadinha melhorarão certamente esta questão.
- O setor da saúde, apesar dos excelentes indicadores a nível Nacional, é outro que devemos dar alguma atenção.
Como referimos ganhos importantes já foram conseguidos, com a instalação do aparelho de RX, com consultas de telemedicina, com a reabilitação do posto Sanitário da Furna, entre outros.
- Cremos que com o projeto a cooperação Luxemburguesa no montante de 1 Milhão de contos a Brava ficará melhor servida em termos de equipamentos e meios.
Contudo é nosso entendimento que enquanto não se concretizar este processo, é urgente a criação de algumas condições, nomeadamente no que concerne aos meios de diagnóstico, para que os bravenses não estejam excessivamente dependentes dos serviços do hospital da Região, que a bem da verdade, tem prestado um excelente serviço a Brava.
- É preciso vencer o desafio do Emprego e principalmente o emprego jovem, da formação e outras oportunidades no sentido de estancar o constante despovoamento que continua, infelizmente, a se verificar na Brava.