Janira Hopffer Almada: “Não quero vencer as eleições por sede do poder”

Jan 12, 2016 - 12:16
 0  16
Janira Hopffer Almada: “Não quero vencer as eleições por sede do poder”

“A maior homenagem que a juventude pode fazer aos combatentes da liberdade e ao ex-líder do PAICV, José Maria Neves, que foi responsável pela agenda de transformação de Cabo Verde nos últimos 15 anos é mobilizar a sociedade cabo-verdiana para juntar-se novamente e eleger o partido tambarina e fazer história no país pelo quarto ano consecutivo e com maioria absoluta. Mas, isso não quer dizer que quero vencer as eleições por sede do poder”. Foi com esse o desafio lançado por Janira Hopffer Almada na sua intervenção num encontro realizado na cidade do Porto Novo.

Perante uma plateia composta por perto de três centenas de militantes e simpatizantes do PAICV, a presidente do partido assegurou que sempre esteve consciente das consequências que a corrida à liderança do PAICV representava para ela. Disse que lançou-se nesse desafio assumindo o compromisso com Cabo Verde porque enquanto jovem, mulher e cabo-verdiana suporta todos os sacrifícios que são necessários para trabalhar com toda a sua força no sentido de incutir ética, responsabilidade e amor ao seu país no trabalho que tem pela frente.

“Hoje tenho a certeza absoluta de que tomei a decisão acertada em dedicar a minha vida ao meu país e ao seu povo. Para mim, o primeiro dever que cada um de nós tem é o de garantir que os nossos filhos continuem a viver num país que é respeitado, desenvolve e dá garantias que cada dia representa novas esperanças e novos horizontes”, frisou.

Janira Hopffer Almada reconheceu que Cabo Verde desenvolveu em todos os níveis e em todos os sectores nos últimos anos mas, mesmo assim, não conseguiu diminuir o desemprego aos níveis desejados. “Ainda não resolvemos todos os problemas e nem vencemos todos os desafios. Foram resolvidos aqueles que os possíveis em 15 anos e com os recursos que tínhamos disponíveis”, assegurou.

O líder do PAICV afirmou que o partido uma aposta clara na juventude nos últimos 15 anos de governação, pois, deu prioridade à formação e qualificação que são as ferramenta que representam o passaporte para o futuro. “Antes nenhum jovem sonhava com formação profissional nem com as universidades. Apostamos na formação e na qualificação dos jovens. Hoje em cerca de 40 mil jovens terminaram o ensino superior, dos quais, 12 mil tiveram apoio directo do Estado. Também 30 mil jovens tiveram apoio na formação profissional. Destes cerca de 70 por cento receberam apoio do Governo”, revelou a líder tambarina para quem, a criação de emprego é a nova meta para dar continuidade a esta aposta. Mas, para que isso aconteça, pede mais um voto de confiança do cabo-verdianos nas eleições de 20 de Março.

A presidente do PAICV promete, caso o partido continuar a governar em 2016, reduzir os impostos para as famílias aumentar os seus rendimentos e estimular mais perspectivas e crescimento às empresas por forma a criarem mais e duradouros empregos.

Asemana