Jardim Infantil de NSMonte clama por atenção

Cidade de Nova Sintra, 25 Jul (Bravanews) - O espaço onde funcionava o jardim de infância de Nossa Senhora do Monte, construído para este efeito, se encontra numa “triste” situação, clamando por atenção.

Jul 25, 2017 - 12:19
 0  16
Jardim Infantil de NSMonte clama por atenção




Cidade de Nova Sintra, 25 Jul (Bravanews) - O espaço onde funcionava o jardim de infância de Nossa Senhora do Monte, construído para este efeito, se encontra numa “triste” situação, clamando por atenção.


O espaço onde funcionava o jardim infantil de Nossa Senhora, construído em 2004 está numa situação de degradação avançada e clama por atenção urgente das autoridades municipais.


Portas arrancadas, janelas partidas, pintura castigada pelo tempo, interior completamente vandalizada. É este o cenário, que salta à vista de quem passa perto do edifício.


Contactada a Câmara Municipal da Brava, através do Vereador das Infraestruturas, Francisco Walter, disse que este é um caso, “no mínimo triste”.


Segundo este responsável, quando entraram em 2012 o espaço já “estava abandonado e com alguns sinais de vandalismos” .


Algumas portas e janelas internas e equipamentos de cozinha, electricidade, e sanitários foram roubados e “aproveitaram-se do período entre as eleições e tomada de posse da nova equipa camarária para mais atos de vandalismo com roubo de tudo que poderia ser reaproveitado e as portas e janelas exteriores também”.


Então a CMB fez o fechamento de todas as portas e janelas com contraplacados que perdurou por alguns anos, mas agora já há sinais de mais atos de vandalismo.


No entanto, avançou o Vereador, “é de salientar que a CMB (2012-2016) tentou, por diversas vezes junto do Governo de CV um financiamento para a sua reabilitação e transformação num centro de dia para a terceira idade e biblioteca com salas de leitura, um centro com várias valências educativas e que traria convívio com a terceira idade da freguesia, mas tal projecto nunca foi financiado pelo então Ministério da Juventude, Emprego, Valorização dos Recursos Humanos e que tutelava também a família, inclusão social e solidariedade social (a Ministra na altura era a atual líder do PAICV)”.


O sonho continua o mesmo, embora, segundo o Vereador,  já apareça uma nova possibilidade para o espaço a sua integração na nova rede escolar que fez o alargamento do EBI até o 7º e 8º ano.


“Se tal vir a acontecer o pólo de Nossa Senhora do Monte aumentará os espaços e assim o 7º e o 8º ano, agora, na escola materna de Nossa Senhora, passaria para aquele espaço. E quem sabe o centro da terceira idade poderia funcionar na Escola materna de NSM conjuntamente com o pré escolar mas esse são hipóteses ainda”, termina.


Recorde-se que foram investidos mais de 6.000 contos ($70.000) na construção desta infraestutura e sua degradação preocupa a todos e em particular aos residentes na freguesia.


MS