Joaquim Fortes, atleta da ilha Brava, vai a Maratona de Macau
Cidade de Nova Sintra, 07 Nov (Bravanews) - Joaquim Fortes, atleta da ilha Brava que já participou em muitas corridas nacionais e internacionais, vai participar na 37ª Maratona Internacional de Macau 2018.
Cidade de Nova Sintra, 07 Nov (Bravanews) - Joaquim Fortes, atleta da ilha Brava que já participou em muitas corridas nacionais e internacionais, vai participar na 37ª Maratona Internacional de Macau 2018.
Joaquim Fortes, natural da Ilha Brava tem viagem marcada para dia 27 de Novembro, com objetivo de participar na trigésima sétima maratona internacional de Macau.
“37ª MARATONA INTERNACIONAL DE MACAU 2018: A atleta caboverdiana residente em Portugal, Sandra Teixeira e Joaquim Fortes (Kim di Brava), ambos na prova de Meia Maratona, serão na presente edição prevista para 2 de Dezembro próximo as apostas da FCA”, escreveu a Federação Caboverdiana de Atletismo na sua pagina nas redes sociais.
Forte tem representado muito bem Cabo Verde e a ilha Brava em várias provas internacionais, ficando na maioria das vezes entre os três lugares do pódio.
Maratona Internacional de Macau
A maior competição de atletismo que tem lugar em Macau é uma maratona habitual com uma longa história. Em 1981, foi organizado de forma voluntária por um grupo de amantes de trilho e campo do Clube Desportivo Panda de Macau e desde então, é realizada anualmente no início de Dezembro.
Depois de o Instituto de Desporto de Macau (actualmente Instituto do Desporto) e da Associação de Atletismo de Macau terem sido fundadas, a maratona passou a ser organizada de forma conjunta. Não existe um percurso fixo para a corrida visto que são feitos pequenos ajustes todos os anos, sendo a distância de 42,195 km. Em 1990 a Associação Internacionais das Maratonas e Corridas de Rua (AIMS) aprovou o percurso de Macau e ratificou a Maratona em Macau.
Atletas de todo o mundo participam na Maratona. Os melhores resultados foram, na categoria masculina, o atleta STEPHEN CHEMLANY da Quénia que atingiu o recorde de 2:12:49 em 2011; na categoria feminina, a atleta TSEGA GELAW RETA da Quénia, bateu um novo recorde de 2:31:48 em 2011.
A Meia Maratona (de 21,0975 km) foi agregada em 1997 enquanto a Mini Maratona de (6,5 km) foi adicionada em 1998.