Jorge Carlos Fonseca, PR, termina visita de 24 horas a ilha Brava

Apr 20, 2016 - 10:15
 0  17
Jorge Carlos Fonseca, PR, termina visita de 24 horas a ilha Brava


Cidade de Nova Sintra, 20 Abr (Bravanws) - Jorge Carlos Fonseca terminou mais uma visita à ilha Brava (a segunda depois de ter sido eleito PR), desta feita praticamente apenas 24 horas. Presidiu ao evento de inauguração do Centro Comercial Municipal, a convite do PCM da Brava, Orlando Balla e ainda com a presença do PCM do Sal, Jorge Figueiredo e vereadores da Praia e do Sal. De notar igualmente uma boa participação popular no evento.

O Ptresidente da Republica, num post nas redes sociais, disse que o referido Centro Comercial é “uma obra que, particularmente no contexto de um município como o da Brava, se mostra muito importante, pela dimensão social e económica, pelos custos relativamente elevados, pelo simbolismo de progresso numa ilha que tem estado muito pouco «dentro» de Cabo Verde. Na ocasião proferi palavras de circunstância, mas, creio, marcadas pela amizade, por alguma emotividade, sem deixar de me pronunciar, mais uma vez, sobre as virtualidades do poder local democrático, sua autonomia, e pela necessidade de articulação e cooperação entre os poderes central e local”.

No acto, o Presidente da Republica aproveitou da oportunidade para reforçar ideias como a da exigência de políticas concretizadoras de uma justa discriminação positiva perante municípios com as características da Brava (e outros municípios) e para falar sobre os desafios essenciais da ilha que procura os caminhos de uma sua afirmação singular no todo nacional, potenciando as suas capacidades e os seus trunfos comparativos. Falou designadamente em políticas de crescimento da economia, de reforço dos meios de saúde e, naturalmente, na questão dos transportes.

Antes do início da cerimónia de inauguração, Jorge Carlos Fonseca visitou algumas localidades da ilha e contactar informalmente - “como gosto de fazer quando visito os concelhos e as ilhas - as gentes, os amigos de cada recanto”, disse.

Além de Nova Sintra, esteve em Cova de Joana, Nossa Senhora do Monte, Mato, Campo Baixo e Cachaço. “Demorei um pouco mais nesta última localidade, tendo sido convidado a visitar a escola local, com alguns problemas funcionais, convivido com a professora, a simpática e empenhada Sónia Coelho, a empregada de limpeza e os meninos e meninas - poucos - da turma «composta» da manhã”.

O PR pode igualmente estar numa pequena unidade de produção de queijo e contactar e conversar as pessoas simples do povoado.