Jorge Nogueira, Presidente da CM Sao Filipe, responde a Luis Pires
Depois de 22 anos na Camara Municipal de S.Filipe, quatro dos quais como Presidente, sem mostrar capacidade nenhuma, agora na oposição o Sr Luis Pires quer dar lições de super gestor.
GABINETE DO PRESIDENTE
Conferencia de Imprensa
Depois de 22 anos na Camara Municipal de S.Filipe, quatro dos quais como Presidente, sem mostrar capacidade nenhuma, agora na oposição o Sr Luis Pires quer dar lições de super gestor.
Com apenas 1 mandato na Camara, o Sr Luis Pires foi corrido pelo próprio Paicv que afirmou que ele não trabalhou, não tinha obras, esteve sempre perdido, em suma, não prestava.
HERANÇA DO SR LUIS PIRES: Depois de quatro anos, o Sr Luis Pires deixou a Câmara e o Concelho de S.Filipe de rastos: desorganização total na administração, serviços sem rei nem roque onde um assessor desautorizava o Presidente Luís Pires e toda a Vereação, tesouraria à mercê dos mais espertos, carros todos parados porque ninguém dava pneus a crédito, 3 máquinas todas avariadas por falta de peças e não havia dinheiro para adquiri-las, dívidas de agua, luz e telefone de mais de 30.000 contos, 10.000 contos de dividas às universidades, 8.000 contos de dívidas de transporte escolar, 27.000 contos de dívidas do projecto de aguas para Campanas de Cima, comercio local que não dava à Camara Municipal de S.Filipe sequer uma resma de papel a crédito, cidade toda suja e cheia de buracos porque não havia dinheiro para arranjá-la, este é o triste e cruel retrato da gestão do Sr Luis Pires.
O Sr Luis Pires ficou devendo até pães nas padarias. Não fez obras mas deixou um total de mais de 130.000 contos de dívidas. No entanto, agora na bancada, quer bancar-se a craque.
A TRANSIÇÃO: A situação herdada fez o primeiro ano do mandato ser difícil, trabalhoso. Herança da Camara de Luis Pires e herança do governo do Paicv. Município desorganizado e endividado. Governo que espatifou mais de 600.000 contos para furos, parque fotovoltaico e centro pós-colheita, inaugurados há mais de 3 anos mas nenhum funcionou. Perderam as eleições e no dia seguinte exigiram que tudo funcionasse na perfeição.
AS OBRAS: Sr Luis Pires sonhou e prometeu obras importantes para o Concelho. Não teve arte e nem engenho para realizá-las. Morre de inveja em ver as realizações que vão agora atingir a velocidade cruzeiro: Uma administração e um serviço de atendimento dos melhores do País; Um novo Quadro de pessoal, nova orgânica, tabela de taxas e licenças, regulamentos dos serviços, todos já aprovados em apenas um ano; estádio S.Lourenço, habitações sociais de qualidade, requalificação de Beltchés, S.Bento e Congresso, estradas de Fonti Bila e Cutelo de Açucar, reabilitação do parque escolar e mais um conjunto de grandes obras que vão arrancar nos próximos dias têm tirado o sono ao Sr Luis Pires.
O actual governo está ultimando a reabilitação dos furos e o parque eólico. Para tal, como é evidente, tinha de parar tudo para se fazer o trabalho. Daí a enorme crise de agua para a agricultura, situação penosa para os horticultores mas que vai ser agora ultrapassada.
O Paicv gastou todo o dinheiro, fez um péssimo trabalho e ainda deixou dívidas. Muitas dívidas. Desavergonhadamente pede que tudo seja resolvido de um dia para o outro.
PROJECTOS: Não tendo capacidade de fazer obras em 4 anos mas vendo o que foi feito em 1 ano e sobretudo o que começa agora a ser feito, o Sr Luis Pires, para confundir as pessoas, reclama a autoria dos projectos. Tudo falso. Nem um só dos projectos já materializados e nem um só dos projectos que agora começam, são da Camara do Sr Luis Pires. Basta ouvir o Gabinete Técnico da Camara para se saber quando foram elaborados: todos em 2017.
É também falso que o Sr Luis Pires deixou 200.000 contos para três anos de reabilitação das escolas. Se deixou, que diga em que banco. A ONG que financia essas escolas, os seus financiamentos são anuais. Daí que é falso que há financiamentos para três anos. Ficou há dias acordado com essa ONG que nós deveremos elaborar os projectos que priorizamos e enviá-los até Julho para aprovação em Luxemburgo. Sendo assim, como e onde tem o Sr Luis Pires o dinheiro? Tenham em atenção que os projectos ainda nem estão elaborados.
O problema da lixeira vai ser resolvido a breve prazo. Já encomendamos um carro novo de lixo, centenas de contentores e papeleiras. Haverá recolha regulares em todo o Concelho. Em Setembro teremos pronto o Plano de Salvaguarda do Centro Histórico. O Luis Pires/Paicv têm a lata de falar da lixeira? Estiveram 10 anos a ali deitar o lixo. Gastaram 30.000 contos na compra de uma incineradora que trabalhou apenas 28 dias. Venderam 39.000m2 de terrenos na zona da lixeira, fatiotaram o dinheiro, deixaram ali a lixeira e agora exigem a resolução do problema em 1 ano.
O Sr Luis Pires diz que nos deixou muitas centenas de milhares de contos. Fica autorizado a publicar a quem as entregou ou em que banco as depositou, pois precisamos de saber onde estão esses dinheiros que ele, tão bondoso, não fez obras e deixou para nós.
As poesias e os versos deram o que tinham a dar. Esse tempo acabou.
Agora o tempo é para obras. E o Vereador Luis Pires sabe disso. Ele ouve nas reuniões da Camara as obras que vamos iniciar e sai à rua anunciando a necessidade destas, fazendo as populações pensar que são iniciativas dele. Jogador de bancada, conforme disse alguem. No campo, nada.
Obras que o Sr Luis Pires não pôde e nem soube fazer. Aliás, se pudesse e soubesse, escusaria de andar nas vésperas de eleições, em período proibido por lei, a distribuir bens para comprar votos, razão porque é acusado e vai sentar-se no banco dos réus para ser julgado por crime de corrupção.
E não percam tempo em quererem nos desviar do foco: desenvolvimento de S.Filipe.