José Manuel Pinto Teixeira passa em revista projectos da UE no Fogo e na Brava
O Embaixador da União Europeia (UE) em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, visita as Ilhas do Fogo e da Brava a partir desta segunda-feira,4. O diplomata vai seguir o arranque dos seis novos projectos, financiados pela UE em Dezembro de 2015, no quadro das propostas de "Preservação e melhoria do património social, cultural e ambiental como factor de diversificação e desenvolvimento do turismo sustentável e solidário em Cabo Verde".
José Manuel Pinto Teixeira pretende constatar “in loco” a diversidade cultural cabo-verdiana, como instrumento de desenvolvimento do turismo nas ilhas mais periféricas do arquipélago, enquadrado no projecto Sete Sóis Sete Luas. Para isso, o embaixador, que será acompanhado pelo presidente da Associação Sete Sóis Sete Luas e coordenador do projecto, Marco Abbondanza, terá encontros com os presidentes das Câmaras Municipais de São Filipe, Luís Pires, e da Brava, Orlando Balla.
De realçar que o projecto beneficia de um financiamento da UE, no valor de 337.500 euros, tendo como objectivo global, a preservação do património cultural (musical e artístico), como factor de diversificação e desenvolvimento do turismo cultural em Cabo Verde. “Visa trazer benefícios concretos para jovens desempregados, estudantes e a população, em geral, das ilhas, assim como os turistas nacionais e internacionais”, diz em nota a embaixada da UE em Cabo Verde.
Durante o mês de Abril, José Manuel Pinto Teixeira tenciona passar em revista outros projectos financiados pela UE nas Ilhas do Maio, São Vicente e Santo Antão, antes da abertura da semana da parceria especial 2016, prevista para arrancar de 7a14 de Maio próximo.