Lula da Silva faz escala na Praia e terá encontro com homólogo de Cabo Verde
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, vai fazer uma escala na cidade da Praia na quarta-feira e terá um encontro com o homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, para abordarem “questões de interesse comum”, anunciou hoje a Presidência cabo-verdiana.
“A estada do Presidente da República Federativa do Brasil em Cabo Verde, durante pouco mais de uma hora, será uma importante oportunidade para os dois chefes de Estado abordarem questões relevantes de interesse comum”, escreveu a Presidência cabo-verdiana em comunicado de imprensa.
Em destaque, prosseguiu a mesma fonte, estarão a situação política internacional, neste contexto de múltiplas crises, a próxima cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar em finais de agosto, em São Tomé e Príncipe, e as relações bilaterais entre Cabo Verde e o Brasil.
Na manhã de hoje, numa transmissão ao vivo online, Lula da Silva anunciou o encontro com o homólogo cabo-verdiano, durante uma paragem na Praia antes de regressar ao país sul-americano, depois de participar na cimeira entre europeus e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Bruxelas.
“Amanhã [quarta-feira] vou embora e vou passar em Cabo Verde porque o avião não chega diretamente. Vou aproveitar para passar em Praia, que é a capital de Cabo Verde, para conversar um pouco com o Presidente de Cabo Verde, e depois eu regresso ao Brasil", afirmou o chefe de Estado brasileiro.
Em abril, à margem da sua participação na VIII reunião ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas), na ilha cabo-verdiana de São Vicente, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou à Lusa que o Presidente Lula da Silva pretende realizar uma visita oficial a Cabo Verde, mas ainda sem data marcada.
“Não temos ainda uma previsão com data precisa, mas eu tenho certeza que o Presidente virá. Ele gosta muito de Cabo Verde, tem muito carinho pelo país e por todo o continente africano”, afirmou. Foto: Gettyimages
O chefe da diplomacia brasileira recordou, na altura, que quando foi convidado para assumir a pasta recebeu a “missão” de “preparar as visitas” de Lula da Silva ao continente africano: “Nos dois primeiros mandatos dele, ele visitou mais de 18 países na África, ele tem muito carinho, ontem mesmo me comunicou isso novamente, dizendo que pretendia vir a Cabo Verde”.
Mauro Vieira sublinhou igualmente o trabalho conjunto realizado pelos dois países e a importância de Cabo Verde, enquanto país africano “mais próximo” do Brasil.
“Sempre trabalhamos muito juntos no âmbito da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e também em projetos que são resultados dos dois países. Mas é um país muito importante no Brasil”, disse ainda.
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, foi um dos chefes de Estado que marcou presença em Brasília, em janeiro, na tomada de posse de Lula da Silva.