MAIS NAUFRÁGIOS EM SANTO ANTÃO
...quase dois meses antes do famoso naufrágio do navio "John" em Praia Formosa, um outro navio havia encalhado na ilha de Santo Antão.

...quase dois meses antes do famoso naufrágio do navio "John" em Praia Formosa, um outro navio havia encalhado na ilha de Santo Antão.
A 02 de outubro de 1947, encalhava em Janela o navio oceanográfico português "D. João de Castro", mais precisamente na Boca de Ribeira de Penedo (à frente de onde hoje está o bar do Paulo Jorge, na rotunda à saída do 2º túnel para quem vem de Porto Novo).
Lançado ao mar apenas 06 anos antes, em 1941, "D. João de Castro" foi o primeiro navio oceanográfico da marinha portuguesa, tendo, entre outros feitos, contribuído para a localização de uma plataforma subaquática nos Açores - uma lendária ilha com cerca de cinco quilómetros de diâmetro, de configuração circular, que resultou de um sismo ocorrido nos finais de 1720 e que, devido a erosão, foi dada entretanto como desaparecida.
À data do encalhe, o navio era comandado pelo Capitão Augusto Vasconcelos Botelho de Sousa (1904-1988). Terá sido o homem enfeitiçado por alguma bruxinha linda de Janela, que o levou a pavonear-se como um "galo na m´tur", aproximando em demasia o navio da praia? Vá-se lá saber o que andava na cabeça do homem...
Apesar de várias tentativas, não foi possível desencalhar o navio, pelo que foi dado como perdido em 18 de outubro do mesmo ano. O desmantelamento do mesmo foi conduzido pelo Sr. Alhinho - pai da artista Tete Alhinho.
(P.S. - agradeço ao amigo Cesar Isabel da Cruz, quem despertou-me para esta história, que desconhecia totalmente. Agradeço-lhe igualmente a partilha da foto abaixo, do navio encalhado em Janela).
Paulino Dias