Médicos especialistas Egípcios na Brava para consultas gratuitas à população
Um grupo de médicos da “Saint Paul Medical Services” da Igreja Ortodoxa do Egipto estiveram nos últimos dias na Brava, para consultas médicas em estomatologia, oftalmologia e clínica geral.
Um grupo de médicos da “Saint Paul Medical Services” da Igreja Ortodoxa do Egipto estiveram nos últimos dias na Brava, para consultas médicas em estomatologia, oftalmologia e clínica geral.
Em conversa com a nossa reportagem o porta-voz do grupo falou das motivações que os levaram a escolher a Brava para esta missão:
“A “Saint Paul Medical Services”, sempre leva em conta os lugares com necessidades de cuidados médicos e depois de muita pesquisa nos últimos dois anos Cabo Verde foi escolhido para esta missão e na Brava é a quarta missão em solo Cabo-verdiano. A primeira foi em Dezembro de 2016 e durante este ano é a terceira. Começamos primeiramente na Praia, de seguida fomos ao Fogo e agora estamos na Brava e verificamos realmente que a Ilha tem muita carência médica”.
Quando questionado sobre as parcerias que tiveram para que esta visita se concretizasse disse:
“Tivemos um encontro com o Presidente da Câmara Municipal da Brava Orlando Balla, para reforçar a parceria e faze-la com longa duração. Numa primeira fase é tentar encontrar um espaço onde se possa montar uma clínica para os especialistas, para que cada um deles tenha um espaço para atendimento e também falamos nos custos da viagem do nosso país para Cabo Verde, já que quem custeou as passagens foram os próprios médicos”.
Segundo este porta-voz o trabalho que tem realizado é muito motivante:
“Sim, claro. O nosso objetivo é servir nas nossas especialidades médicas a todos os que necessitarem seja onde elas estiverem. Esta é a filosofia que a nossa Igreja congrega”.
Os médicos voltarão a Brava no próximo mês de Novembro e pretendem dar cobertura a um número maior de pessoas. Nesta missão foram atendidas mais de cem pessoas. O grupo médico era constituído pelos especialistas Mina Stacy e Rusha Demin, e um farmacêutico.
João Paulo Silva
jpdibrava@sapo.cv