MEMBROS DE MEDIA CABO-VERDIANOS NOS E.U.A. DECIDEM REATIVAR CVAMA 14 ANOS DEPOIS

Passados catorze anos após a iniciativa da criação da Cape Verdean American Media Association (CVAMA), um grupo de membros de órgãos de comunicação social cabo-verdianos nos E.U.A. decidiu reativar a organização.

Oct 23, 2024 - 05:06
 0  107
MEMBROS DE MEDIA CABO-VERDIANOS NOS E.U.A. DECIDEM REATIVAR CVAMA 14 ANOS DEPOIS

A decisão aconteceu este sábado, 19 de Outubro, em assembleia realizada na Associação Cabo-verdiana de Brockton.

O processo da criação da CVAMA remonta ao ano de 2010, considerada época alta dos mass media da comunidade e período de projecção das redes sociais.

No encontro, foi colocada para discussão a possibilidade de se criar uma nova associação ou reativar a anterior. Todos os membros decidiram pela reactivação.

Uma nova assembleia foi marcada para domingo, 17 de Novembro do corrente ano com o propósito de corrigir e atualizar os Estatutos aprovados em Janeiro 2011 e marcar a data para as eleições aos cargos de Direcção, Assembleia Geral e Conselho Consultivo.

Os presentes decidiram considerar como fundadores os vinte e oito membros de 2010/11 de CVAMA e atuais que participam nesta e na próxima Assembleia de 17 de Novembro, enquanto, conforme os estatutos, futuros membros passarão a ser Associados titulares.

Esta iniciativa surge na sequência do encontro mantido, em dezembro de 2023, com o Secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde, Lourenço Lopes, tendo sido indicado para preparar a assembleia o trio composto por Linda Delacth, Jovino Peres e Pedro Chantre.

O encontro reuniu membros de nove meios de informação, dos mais antigos à nova geração, contando com a presença do jornalista da Rádio Voz de América de Washington DC, Álvaro Ludgero Andrade, que se encontra na região para especial cobertura jornalística.

Os órgãos de comunicação social presentes foram Nobidade Tv, Cabo video, Cabo Verde TV, Arco Iris, Selo Ernestina, Rádio Voz do Atlântico, Rádio Nha Terra, DJOlix e CVPrint.

O encontro contou com o apoio logístico da Associação Cabo-Verdiana de Brockton, Consulado Geral de Cabo Verde em Quincy e da cabeleireira e cantora Isabelle Gomes. 

Por: Pedro Ben'Oliel Chantre.