Miguel Monteiro: “PAICV vai usar 400 milhões de escudos de comissões da TACV para financiar a campanha”

Dec 22, 2015 - 11:08
 0  11
Miguel Monteiro: “PAICV vai usar 400 milhões de escudos de comissões da TACV para financiar a campanha”

[b]O MpD acusou o partido no poder de usar as comissões da compra de três aviões dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) para financiar a campanha eleitoral nas próximas eleições legislativas.[/b]

A denúncia foi feita no programa “Directo ao Ponto” da RCV, por Miguel Monteiro, deputado do MpD, que afirmou que “são cerca de 400 milhões de escudos cabo-verdianos que vão servir para financiar a campanha do PAICV. E explicou: “A comissão é uma prática da aeronáutica a nível internacional (…) e a que vai ser paga pela (construtora de aviões) ATR, servirá para subsidiar a campanha do PAICV. É por isso que toda a gente pergunta porque é que João Pereira da Silva não é demitido do cargo de Presidente do Conselho de Administração da TACV”.
O deputado afirma que desde o mês de Agosto que o MpD solicitou à TACV informações sobre os meandros do negócio, mas não obteve resposta até agora. E considera que o Presidente do CA da TACV só é mantido no cargo devido a esse negócio e recorda que João Pereira da Silva foi mandatário nacional da campanha de Janira Hopffer Almada à liderança do PAICV.
A TACV, única transportadora aérea cabo-verdiana, tem enfrentado vários problemas financeiros com o acumular de dívidas e cancelamentos e atrasos recorrentes nos voos.
Na quinta-feira, a TACV foi suspensa da Câmara de Pagamentos da Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA), tendo agora que fazer todos os pagamentos a pronto ou antecipadamente.