Morre o Último Sobrevivente de Piroga com quatro migrantes que deu à costa na ilha de São Nicolau

Um homem, único sobrevivente da piroga encontrada na ilha de São Nicolau, faleceu devido à desidratação e insuficiência renal aguda. Ele afirmou ter partido do Mali com mais três companheiros, antes de sucumbir ao estado crítico. Este caso reflete o perigo das travessias de migrantes da África Ocidental para Cabo Verde.

Oct 30, 2024 - 23:51
Oct 30, 2024 - 23:57
 0  72
Morre o Último Sobrevivente de Piroga com quatro migrantes que deu à costa na ilha de São Nicolau

As autoridades de Cabo Verde anunciaram a morte do único sobrevivente da piroga que deu à costa na ilha de São Nicolau na segunda-feira. Segundo Élvio Pereira, delegado de Saúde na ilha, o homem foi encontrado com sinais de desidratação e insuficiência renal aguda, vindo a falecer na noite de ontem devido à gravidade do seu estado.

Pereira informou que, ao ser encontrado, o sobrevivente estava em estado crítico e apresentava confusão mental. Antes de falecer, ele conseguiu relatar que partiu do Mali acompanhado de três outras pessoas, mas detalhes adicionais sobre a viagem ainda são desconhecidos.

A piroga foi encontrada partida em vários pedaços, com os corpos dos tripulantes, todos homens, espalhados por diferentes locais. Este incidente é mais um exemplo das perigosas jornadas realizadas por migrantes que tentam deixar países da costa ocidental africana. Nos últimos três anos, várias embarcações precárias, especialmente do Mali e de Dakar, têm encalhado ou dado à costa nas ilhas cabo-verdianas, com alguns tripulantes falecendo e os sobreviventes sendo deportados para os seus países de origem.