Mosteiros: José Coelho do Rosário conquista pela quarta vez consecutiva a corrida do município
O atleta da ilha Brava José Coelho do Rosário, conhecido por Brava, conquistou no domingo, 13, pela quarta vez consecutiva, a corrida do Dia do Município dos Mosteiros.
O atleta que liderou a prova desde os quilómetros iniciais e fez o percurso Igreja/Mosteiros Trás/Igreja/Fajãzinha/Igreja, numa distância de dez quilómetros, num tempo de 33 minutos e 36 segundos, com uma vantagem de cerca de dois minutos em relação ao segundo classificado Nelson Correia, um atleta dos Mosteiros.
Na terceira posição e com direito a troféu e prémio monetário ficou Edy Djony Monteiro do município de Santa Catarina do Fogo, com o tempo 35 minutos e 56 segundos.
O vencedor mostrou-se satisfeito com a sua quarta vitória consecutiva na corrida do Dia do Município dos Mosteiros, observando que o objectivo foi atingido.
Brava disse que a partir dos dois quilómetros já tinha assumido a liderança da prova e dada a distância que tinha em relação ao seu perseguidor, foi controlando e gerindo o tempo já que os demais não conseguiram acompanhar o ritmo imposto.
Um dos favoritos da prova, o atleta mosteirense Kueny Miranda, desistiu antes dos dez minutos da prova e numa altura que ocupava o sexto lugar.
Ao todo participaram 11 dos 17 atletas inscritos na prova, dos quais concluíram a prova, alguns com cerca de 20 minutos de atraso em relação ao vencedor.
O pelouro do Desporto procedeu, no local, à entrega dos troféus aos três primeiros classificados, devendo o prémio monetário ser entregue hoje, 14 de Agosto.
A nível do torneio de futebol, a taça ficou nos Mosteiros e na posse da equipa de Grito Povo, de Ribeira do Ilhéu, zona norte do município.
Depois de empatar a zero com Cutelinho na jornada inaugural e garantido a vaga para final no desempate por grandes penalidades, no jogo de final voltou a empatar, desta feita a dois golos com Coroa da Brava e, nas grandes penalidades, foi mais eficaz, ao triunfar por 4-3, arrebatando assim a taça.
Hoje, realiza-se a fase final da corrida de cavalos, modalidade que movimenta grande número de pessoas não só do município dos Mosteiros, mas sobretudo do município de São Filipe, já que todos os cavalos são de proprietários de ou residentes em São Filipe.
Assim os cavalos Vulcão (Clóvis Teixeira), Badia e Nimosis (Salomão Amado), Pasadinha (Arlindo Lopes) e América Dreams (Norberto Araújo) vão disputar os cinco prémios monetários.
O cavalo Arley que inicialmente chegou a ser anunciado como apurado para a fase final, foi desclassificado juntamente com Força Emigrante.
Segundo o sorteio, na primeira série estão os cavalos Vulcão, Badia e Nimosis e na segunda série os cavalos América Dreams e Pasadinha.
Os prémios para os cinco primeiros classificados são de 120, 100, 80, 60 e 40 mil escudos e os demais cavalos tem direito a prêmio de participação de 15 mil escudos.
Os três primeiros classificados têm direito a troféus, assim como o melhor jóquer.
Inforpress