MpD aprova listas para as legislativas: Carlos Veiga e Eurico Monteiro "varridos"

Jan 16, 2016 - 23:32
 0  19
MpD aprova listas para as legislativas: Carlos Veiga e Eurico Monteiro "varridos"

O MpD aprovou as listas para as legislativas e como se previa, não houve alterações relativamente aos cabeças de listas. Entretanto nomes relevantes como Carlos Veiga, Eurico Monteiro, Humberto Cardoso, Orlanda Ferreira e Mário Silva foram varridos do elenco do partido ventoinha.

O líder do MpD vai encabeçar o círculo da Praia. Para os restantes círculos encabeçam Austrelino Correia (Santiago Norte), João Gomes (S.Vicente), Jorge Santos (Santo Antão), Janine Lélis (Sal), Jorge Nogueira (Fogo), José Luís Santos (Boa Vista), Nelson Brito (S.Nicolau), David Gomes (Brava), Joana Rosa (Maio), Orlando Dias (África), Emanuel Barbosa (Portugal) e Alberto Montrond (América).

Um dos principais destaques, conforme apontou o presidente da mesa da Direcção Nacional do MpD, José Luís Livramento, é a renovação no seio do partido, onde se registrou uma percentagem de 57%. “Na composição das listas destaca-se uma renovação de 57% e uma significativa percentagem de jovens e mulheres. Lembrando que, além da renovação, foram retidos como critérios essenciais para a entrada nas listas a competência, a participação da juventude e das mulheres, bem como a notoriedade e o potencial de votos, expresso em sondagens” indicou José Luís Livramento.

Quanto aos veteranos excluidos, o que se pôde ouvir à saída da reunião é que decidiram por “opção própria” ficar de fora das listas para os círculos eleitorais. No entanto, o partido garantiu mais esclarecimentos para esta segunda-feira, 18.

A Direcção Nacional analisou ainda a situação económica e política de Cabo Verde, com foco no período eleitoral e nos resultados da governação na legislatura que agora finda. Concluiu que: “após 18 anos de poder do PAICV, com fracos resultados, é chegado o momento do povo de cabo-verdiano fazer uma grande mudança políticas, através de um novo governo, dirigido por Ulisses Correia e Silva".