Músicos de excelência sobem ao palco do FestiGuitarra
É já nesta sexta-feira que o Centro Cultural Norberto Tavares acolhe este festival, com a participação de um “naipe” de ouro: Arlindo Sax, Binga de Castro, Carlos Ferro, David Rocha, Ivan Medina e Jo di Bango
É já nesta sexta-feira que o Centro Cultural Norberto Tavares acolhe este festival, com a participação de um “naipe” de ouro: Arlindo Sax, Binga de Castro, Carlos Ferro, David Rocha, Ivan Medina e Jo di Bango
Um “naipe” de músicos de excelência marca esta edição do FestiGuitarra, uma parceria entre a Câmara Municipal de Santa Catarina e Jó di Bango (na foto), que criou em 2013 o festival, como forma de promover este instrumento e a música tradicional.
O evento, que acontece esta sexta-feira, 10, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Norberto Tavares, integra-se na estratégia cultural da nova equipa camarária de organizar e trazer para Assomada e Santa Catarina eventos culturais de grande qualidade.
O nome e o curriculum dos participantes do FestiGuitarra falam por si e são motivo maior para os santacatarinenses passarem uma noite única embalados nas sonoridades da música caboverdiana.
É um privilégio receber num espaço que evoca um, outro nome maior da nossa música, Norberto Tavares, para mais no Quintal do Centro Cultural que homenageia Orlando Pantera, os músicos Arlindo Sax, Binga de Castro, Carlos Ferro, David Rocha, Ivan Medina e Jo di Bango.
Um naipe de ouro
Arlindo Sax - Saxofonista e clarinetista, toca fundamentalmente música tradicional caboverdiana e choros. É muito influenciado por Luís Morais. Integra a Banda Municipal da Praia.
Binga de Castro -Baixista, natural de Angola, que abraçou Cabo Verde como país para viver, tem desempenhado um papel importante no ensino do instrumento na cidade da Praia. Formado em Música, já atuou em muitos festivais e produz trabalho de música instrumental africana.
Carlos Ferro - Percussionista com uma sonoridade única no panorama atual. Ouvi-lo é viajar em um panorama sonoro único e diversificado, onde tudo se transforma em som. Já acompanhou artistas como Tchida Africano e Gil Semedo, entre tantos outros.
David Rocha - Principiou os estudos de piano na Igreja do Nazareno, tendo de seguida feito aperfeiçoamento na Casa da Música da Uni-CV. Atualmente é professor de piano na Escola de Música Norberto Tavares, em Assomada.
Ivan Medina - Autodidata, toca praticamente desde menino. Pela sua versatilidade e sensibilidade, é um dos artistas mais solicitados para gravação em estúdio. Trabalhou durante muitos anos como músico de Lura e Nancy Vieira.
Jo di Bango - Violonista e Professor com formação superior em música (Performance Musical), trabalha como instrumentista acompanhando cantores e atuando a solo. Desde 2015, desempenha as funções de Coordenador da Casa da Música da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), onde leciona as disciplinas de Prática Instrumental e Harmonia. Publicou, em 2016, o livro “Caderno de Mornas – Eugénio Tavares, Volume I”.