Nha Santana: António Gonçalves vence prova de ciclismo e conquista três troféus na Brava no espaço de um mês

O ciclista do Fogo António Gonçalves conquistou hoje a prova de ciclismo de Nha Santana 2023, na localidade do Mato, conquistando assim três provas consecutivas este ano na Brava.

Jul 25, 2023 - 04:45
 0  69
Nha Santana: António Gonçalves vence prova de ciclismo e conquista três troféus na Brava no espaço de um mês

O atleta que já se tinha sagrado campeão nas provas de Nhô Santo António na localidade de Lém e na prova do Dia do Município da Brava, todas no passado mês de Junho, voltou a cortar a meta na localidade de Mato, prova organizada no âmbito das festividades da santa padroeira da localidade, Santa Ana (Nha Santana de Mato), celebrada a 26 de Julho.

Em declarações à Inforpress, o atleta avançou que das participações que já fez na Brava, esta competição foi mais difícil, justificando que os seus colegas de percurso estiveram sempre próximos, obrigando-o a esforçar cada vez mais para conseguir o objectivo traçado desde o início.

Lamentou a fraca participação dos jovens bravenses nas provas que têm sido realizadas e aproveitou para alertar aos jovens no sentido de aproveitarem as oportunidades, justificando que é das provas “pequenas” que conseguem trilhar um percurso e chegar mais além.

Por seu turno, Manuel Araújo, membro da associação Amigos Associados de Santana do Mato (Amasama), associação responsável para a organização das actividades desta festa, enfatizou que esta prova foi realizada com quatro ciclistas, justificando que tiveram que trazer dois atletas do Fogo para poderem materializar a prova.

Conforme destacou, na Brava os jovens que se dedicam ao ciclismo são em número reduzido e os poucos que existem nem sempre querem participar.

Sendo assim, evidenciou que para a realização destas provas enfrentam diversas dificuldades, justificando que caso houvesse mais atletas interessados na Brava as provas teriam mais “brilho”.

Aproveitou para relembrar aos jovens que quanto mais envolvidos estiverem no desporto, menores são as chances de se enveredarem para os caminhos da droga e do alcoolismo ou de outros males sociais.

No quadro das actividades desportivas, foi também realizada a prova de atletismo kids, organizada por um emigrante, Elígio Burgo, em memória a “Ti Mochu”, uma prova que já vai na sua segunda edição.

Segundo o organizador, Ti Mochu era “um homem amigo das crianças”, destacando também a sua humildade e, por isso, decidiu organizar a prova que nestas duas edições, já participaram crianças de Furna, Nossa Senhora do Monte e Mato.

Logo à noite, encontra-se agendada a final do torneio de futsal e o “pilon”.

Dando continuidade à programação, o responsável anunciou a realização das provas de atletismo sénior, para o dia 25, e, para encerrar o dia, programou-se uma noite branca que tem como intuito apelar à serenidade e à tranquilidade.

No dia 26, Dia de Nha Santana, está programado o habitual café na casa de Nha Santana, missa em honra à Santa, na igreja de Nossa Senhora do Monte, o tradicional almoço, actividades para crianças e o bote ao mastro no final do dia.

Na organização destas actividades estão envolvidas pessoas de todas as localidades da freguesia, mas também emigrantes de Nossa Senhora do Monte e de Mato que regressam à ilha natal para festejar a santa padroeira de Mato.