Nova embaixadora dos EUA pretende continuar a fortalecer laços de cooperação com Cabo Verde

A nova embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, Jennifer Adams, afirmou hoje que pretende continuar a fortalecer os laços de cooperação com Cabo Verde e intensificar as relações bilaterais entre os dois países.

Sep 10, 2024 - 14:06
 0  37
Nova embaixadora dos EUA pretende continuar a fortalecer laços de cooperação com Cabo Verde

Jennifer Adams manifestou este desejo após apresentar as cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, e considerou que a história que une os dois países é de “sucesso” e reflete “uma intensa rede de relações” nos mais diversos domínios, incluindo político, económico, cultural e social.

“Durante o meu mandato, pretendo continuar a fortalecer os laços de cooperação, intensificando as relações bilaterais em benefício de nossos dois países e contaremos não só com acções a nível governamental, mas também com a participação da comunidade empresarial, dos educadores, da imprensa e, sobretudo, dos cabo-verdianos, tanto residentes como na diáspora”, precisou.

A diplomata, que destacou “a excelência da cooperação” entre os dois países, sublinhou que a relação tem dado “bons frutos” e destacou a parceria de segurança com o estado de New Hampshire, programas de intercâmbio como Fulbright e YALI, Young Africa Leaders Initiative e o Millennium Challenge Corporation (MCC).

Na ocasião, disse ainda que começa a sua missão num momento emblemático, uma vez que Cabo Verde começa no próximo ano o cinquentenário da independência, que, no seu entender, é um “marco crucial” para refletir sobre as conquistas e desafios enfrentados pelo país ao longo dessas cinco décadas.

Para a diplomata norte-americana, a celebração do centenário de Amílcar Cabral, o “grande líder” que lutou para a independência desse país, é outro facto assinalável neste ano de celebração.

Jennifer Adams, que manifestou também a intenção de conhecer o povo e a cultura cabo-verdiana, assegurou que Cabo Verde pode contar com a sua disponibilidade e da sua equipa para juntos enfrentarem “com determinação os importantes desafios” para os próximos tempos.

“O Governo dos Estados Unidos da América continuará engajado tanto através do MCC como dos programas de African Development Foundation, autoajuda e acordos de cooperação de segurança como o que temos com o estado de New Hampshire”, finalizou a diplomata.

Inforpress/Fim