Passados mais de três meses desde o lançamento do concurso para a construção do novo Centro de Saúde da Brava, população continua à espera de respostas

Cidade de Nova Sintra, 26 de Fevereiro de 2025 (Bravanews) - A população da ilha Brava, que há vários anos clama por melhorias nos seus serviços de saúde, continua sem saber quando será iniciada a construção do novo Centro de Saúde, prometido pelo Governo de Cabo Verde. Apesar de o concurso para a construção ter sido lançado há mais de três meses, ainda não há informações sobre os resultados ou qualquer previsão de início das obras, o que tem gerado um clima de frustração e desconfiança entre os habitantes da ilha.

Feb 27, 2025 - 03:32
 0  50
Passados mais de três meses desde o lançamento do concurso para a construção do novo Centro de Saúde da Brava, população continua à espera de respostas

Desde 2022, quando o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou de forma enfática que o novo Centro de Saúde seria inaugurado em dois anos, a população da Brava vive na expectativa de ver essa promessa cumprida. No entanto, até agora, nada foi concretizado, e o que deveria ser um marco para a melhoria do atendimento à saúde na ilha ainda permanece como uma promessa vazia.

A situação foi piorada pelas declarações do ex-presidente da Câmara Municipal da Brava no mandato 2020/24, que foi uma das figuras chave nas promessas do Governo de que a Brava teria, enfim, um novo Centro de Saúde de qualidade. Este ex-autarca participou activamente na divulgação do projeto e na garantia de que a obra estaria em andamento dentro de um curto período de tempo. Agora, passados mais de dois anos desde essas promessas, os bravenses sentem-se enganados e abandonados pelas autoridades que haviam se comprometido a melhorar a saúde na ilha.

O desapontamento é visível nas ruas da ilha, onde a população continua a lutar contra as dificuldades de um sistema de saúde que, além de insuficiente, sofre com a falta de recursos, equipamentos e profissionais. A situação é ainda mais alarmante quando se observa que, enquanto várias outras ilhas do arquipélago recebem novos centros de saúde, a Brava permanece à espera de um projeto que, até agora, não saiu do papel.

As promessas do Governo e dos seus representantes não têm sido suficientes para acalmar a indignação da população, que clama por uma explicação clara sobre o que aconteceu com o projeto. Por isso, os bravenses exigem respostas de quem esteve na linha de frente desse compromisso, para que expliquem o que se passa com o concurso e os reais motivos pelos quais a ilha ainda não tem o seu tão esperado Centro de Saúde.

"Quando vemos anúncios de novos centros de saúde sendo construídos em outras ilhas, não podemos deixar de lembrar que a Brava continua sem o seu, mesmo depois de tantas promessas", lamenta um dos moradores da ilha, que preferiu não se identificar. "Nós merecemos uma explicação e, acima de tudo, acção. Não podemos continuar sendo ignorados", completa.

O sentimento de frustração é compartilhado por muitos outros bravenses, que se sentem cada vez mais desiludidos com a gestão da saúde na ilha e com as promessas políticas que nunca se concretizam. A população da Brava espera, agora, que os responsáveis deem a devida atenção ao caso e comecem, finalmente, a dar os passos necessários para que a ilha tenha o Centro de Saúde que tanto necessita, antes que mais uma promessa se perca no esquecimento.

MS