Poderosa Força Aérea dos EUA mostra primeiro vídeo oficial do bombardeiro B-21 em voo

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) fez uma importante atualização ao divulgar seu primeiro vídeo de testes de voo do B-21 Raider, um bombardeiro stealth de nova geração que visa substituir os icônicos B-1 Lancer e B-2 Spirit.

Sep 23, 2024 - 15:23
 0  100
Poderosa Força Aérea dos EUA mostra primeiro vídeo oficial do bombardeiro B-21 em voo

Com este lançamento, o B-21 se destaca como a primeira aeronave de combate de sexta geração, projetada para ter um longo alcance e alta capacidade de sobrevivência, capaz de transportar uma combinação de armamentos convencionais e nucleares. Este novo modelo integrará a perna aérea da tríade nuclear dos EUA, fortalecendo a dissuasão estratégica do país.

Recentemente, a USAF e a fabricante Northrop Grumman relataram avanços significativos no desenvolvimento do Raider. Um marco importante foi a conclusão bem-sucedida do teste estático do protótipo G-1, que confirmou a integridade estrutural da aeronave, ressaltando a eficácia do design digital do B-21.

Como informou o Aviacionline, além disso, a Northrop Grumman iniciou testes de fadiga em outro componente de teste em solo, simulando as condições de voo durante toda a vida útil da estrutura da aeronave.

O piloto de testes do B-21, Chris “Hoss” Moss, expressou satisfação com o desempenho do protótipo durante os testes de voo: “Em geral, estou contente em ver o desempenho do nosso jato de teste. As qualidades de manuseio superaram nossas expectativas, validando a precisão dos modelos digitais que a equipe desenvolveu e analisou ao longo de muitos anos”.

Tom Jones, vice-presidente corporativo e presidente da Northrop Grumman Aeronautics Systems, ressaltou o progresso nas atividades de teste, afirmando: “O time do CTF (Força-Tarefa de Testes Combinados) demonstrou que podemos realizar múltiplos testes de voo em uma semana. O ecossistema digital da Northrop Grumman está permitindo esse progresso, possibilitando a análise de dados de testes, atualizações rápidas e retorno aos testes com eficiência”.

Com a ambição de produzir pelo menos 100 aeronaves B-21, a Northrop Grumman e a Força Aérea dos EUA implementaram uma abordagem de gerenciamento de programa focada na produção eficiente e na adoção de tecnologias digitais. Essa estratégia visa evitar problemas de sobrecustos e atrasos recorrentes em projetos semelhantes, otimizando os processos de fabricação e garantindo entregas pontuais e dentro do orçamento.

Um dos aspectos fundamentais do sucesso do B-21 foi a construção do primeiro protótipo em conformidade com os métodos de produção, facilitando o familiarização da equipe com as ferramentas e materiais de produção, além de desenvolver processos repetíveis para a construção eficiente.

A Northrop Grumman integrou tecnologias avançadas e ferramentas digitais em suas instalações, como realidade aumentada e robótica avançada, visando aumentar a eficiência e a precisão dos processos.

A abordagem da indústria para o B-21 não apenas reflete a necessidade de dotar os Estados Unidos de um sistema de dissuasão estratégica de próxima geração, mas também garante que a aeronave se mantenha na vanguarda tecnológica, permitindo futuras inovações.

Aeroin.net