Polícia Cabo-verdiana apreende 585 munições e detém um homen Português suspeito de tráfico de armas
Um homem Português de 48 anos foi detido em Cabo Verde após a Polícia Nacional ter apreendido 585 munições, provenientes de Portugal, escondidas num veículo. A detenção faz parte de uma operação de combate ao tráfico ilegal de armas no país.
As autoridades cabo-verdianas intensificam a luta contra o tráfico de armas. Numa operação conjunta entre a Polícia Nacional e a Alfândega da Praia, foi apreendido um veículo com 585 munições, de calibres 12 e 36 milímetros, normalmente utilizadas em armas artesanais. As munições estavam escondidas num contentor proveniente de Lisboa.
Detido na sequência da operação, um homem de nacionalidade portuguesa de 48 anos, com residência na Suíça e em Cabo Verde, será presente ao Ministério Público para aplicação de medidas de coação.
Este caso é mais um exemplo da crescente preocupação das autoridades com a introdução ilegal de armas em Cabo Verde. Desde o início do ano, já foram apreendidas 1.575 munições no Porto da Praia, todas provenientes da Europa.
A nova lei de armas, em vigor há um ano, visa reforçar a regulamentação e o controlo sobre a posse de armas e munições, com penalizações mais severas para a detenção ilegal. No entanto, a apreensão de armas e munições continua a ser uma ocorrência frequente no país.
Em resposta ao aumento da criminalidade relacionada com armas, o Governo lançou, em junho de 2023, uma campanha de entrega voluntária de armas e munições, incentivando a população a entregar as armas de forma anónima.