Nesta maré de análises de "heranças", e, naturalmente, com objectivos outros (e conexos com a actual Disputa pela Liderançado PAICV), seria importante - por uma questão de lisura e transparência - que se divulgasse o valor que o Partido tinha, de dívidas, quando assumi a Liderança do Partido - especificando, uma por uma, essas dívidas - em Janeiro de 2015 (depois de eu ter vencido as Eleições, para Presidente do Partido, em 14 de Dezembro de 2014)!
Evidentemente que, depois de se divulgar esses milhares de contos de dívidas, há também que publicitar que, nessa altura e durante toda a minha Liderança, NUNCA as Contas do Partido foram penhoradas!
Porque, como se sabe, todos os Partidos têm dívidas, e, quase todas elas, decorrentes das Eleições, directa ou indirectamente!
Mas, das Lideranças se espera que tenham a capacidade ou de negociar ou de pagar as dívidas, ainda que com recurso a empréstimos bancários, de modo a proteger o próprio Partido.
As Lideranças não fazem das dívidas que "herdam" - sobretudo quando são co-responsáveis, por terem estado em todos os Órgãos de Decisão, e, em nenhum momento, a sua discordância de qualquer Decisão ter levado a um pedido de demissão dos Cargos ou Funções que exerciam - uma arma de arremesso político, para atingir "terceiros", ainda que, com isso, atinjam também o próprio Partido!
É que me recordo, perfeitamente que, quando assumi a Liderança do PAICV, até para se pagar os salários dos Funcionários do Partido (nesse mês), se teve que recorrer a um Empréstimo Bancário, pois a Conta tinha um saldo negativo!
E os documentos bancários o provam!
Mas, também os Relatórios e Contas aprovados, anualmente, pelo Conselho Nacional do Partido, e submetidos às Entidadee Competentes, podem provar isso, rápida e plenamente!
Obviamente, podem provar, igualmente, os valores das dívidas do Partido, desde essa altura, até a data da minha saída da Liderança do PAICV!
Como o que se pretende é a transparência, aliada à verdade, vamos lá divulgar todos os Relatórios de Contas dos últimos 20 anos, e, particularmente, de 2014 até 2024?