Porque é que o PAICV perdeu as eleições?

Mar 22, 2016 - 11:39
 0  15
Porque é que o PAICV perdeu as eleições?

O PAICV perdeu porque:

1- A descentralização do partido levado a cabo pelo partido despertou o apetite dos pseudolíderes e sobrevalorizou o poder dos números. Tanto a liderança como as antenas locais do partido perceberam muito cedo que era mais fácil arrumar um bando de “ouvintes” em fila para atingirem os seus fins do que usar a força do argumento para influenciar decisões relevantes para a vida do partido e do país.

2- O PAICV deixou de ser um espaço de debate de ideias e, por orientações superiores, passou a ser uma chata caixa de ressonância sem o mínimo sentido crítico e que, pela via da repetição, se convenceu das suas próprias fantasias.

3- O PAICV parou no tempo, enquanto a sociedade cabo-verdiana atenta ao que se passava tanto no mundo real como no virtual, emadurecia a um ritmo acelerado.

4- A JPAI que deveria ser uma escola de formação política, cedo foi transformada num boneco do líder do partido e um trampolim político para os mais obedientes.

5- Os líderes do PAICV deixaram de ser aqueles que emergem das comunidades e passaram a ser os fantoches fabricados em conselhos de sector. Em vez de desenvolver as suas lideranças, o PAICV optou por dar notoriedade aos palhaços disponíveis a engolir peixes pelo rabo desde que isso lhes facilitasse o acesso ao tacho.

6- O alargamento da base de militância do partido trouxe para dentro do PAICV um bando de oportunistas sem mínima formação humana e política e que rapidamente se transformaram em fontes de pressão dentro do próprio partido. Em vez servirem de elo de ligação com as comunidades, esses paraquedistas limitaram-se a criar rodilhas no seio do partido, o que contribuiu para o afastamento de muitos militantes cientes do seu papel.

7- As renovações das lideranças nunca respeitaram quaisquer critérios ou princípios. Foram todas feitas na base de conveniências pessoais e, muitas vezes, por iniciativas individuais. Os interesses do partido e do país, não foram levados em consideração.

8- O espírito de camaradagem que antes unia os militantes do partido, rapidamente foi substituído pelo espírito da sacanagem o que, por razões óbvias, favoreceu o triunfo dos patifes.

9- Portanto, o PAICV não perdeu as eleições por causa de divisões internas. Essas foram consequências da péssima gestão do partido. O PAICV perdeu de forma vergonhosa porque nos últimos 15 anos se dedicou a atrair e a promover perdedores. LOSERS não ganham eleições! Deveriam saber!

Lucio Teixeira