Potenciais candidatos às autárquicas de 2016 na Brava aguardam um posicionamento oficial

May 21, 2015 - 02:42
 0  26
Potenciais candidatos às autárquicas de 2016 na Brava aguardam um posicionamento oficial

Frente à eventualidade cada vez mais consistente de Orlando Bala não se candidatar a um segundo mandato à frente da Câmara Municipal da Brava, as bases do MpD na ilha já preparam o nome de David Gomes, actual presidente da Assembleia Municipal, para avançar como candidato às autárquicas de 2016. “Ainda é cedo para tomar uma decisão”, responde Gomes quando abordado sobre o assunto. Entretanto, fontes garantem que a procissão de Gomes já vai adiantada, inclusive conta com o apoio expresso do actual edil, Orlando Balla, que dificilmente enfrentará um segundo mandato na Brava. Balla considera que o MpD ficará bem servido se apostar em David Gomes. Pelo lado do PAICV, ainda ninguém se pronunciou sobre possível ou possíveis candidatos para encabeçar a lista às eleições.

David Gomes é tido pela maioria dos militantes do MpD na Brava como a pessoa certa para encabeçar a candidatura do partido nas próximas eleições autárquicas, caso Orlando Balla não avance para um segundo mandato. João Paulo Silva, líder da bancada do MpD na Assembleia Municipal, é um deles.

“É um quadro que reúne todas as condições para ser um bom candidato. Conhecedor da realidade bravense, tem carisma e competência suficientes para responder às demandas da ilha”, afirma João Paulo. “Mas cabe a ele e à Comissão Política Regional uma decisão final”, ressalva. A decisão deve ser anunciada ainda este ano.

Quando abordado sobre o assunto, David Gomes diz que “ainda é cedo para tomar uma decisão. Neste momento ser presidente da Câmara Municipal da Brava não está no meu horizonte”. Mas como está nos planos de muitos ventoinhas, inclusive do próprio Orlando Balla que vê com bons olhos a hipótese de David Gomes suceder-lhe na CMB, tudo somado poderá precipitar uma candidatura do presidente da AM.

Orlando Balla é apoiante de David Gomes

O MpD estará bem entregue se apostar em David Gomes para liderar os destinos da Brava, afirma Orlando Balla. “É um homem capacitado e inteligente. Tendo oportunidade, fará o melhor pela sua ilha”, diz o edil bravense. O apoio a Gomes está, no entanto, condicionado à decisão final de Balla, que tem até Janeiro do próximo ano para comunicar se avança ou não com uma segunda candidatura.

“O futuro ainda é incerto. Só no início de 2016 comunicarei se avanço para um segundo mandato”, afirma Balla, para quem esta sua decisão depende de vários factores, nomeadamente poder concluir durante este mandato os projectos que iniciou. Porém, deixa entender que, mesmo que cumpra o que prometeu aos bravenses, poderá ficar por um só mandato. “Quero sair com o sentimento de dever cumprido”, declara.

Moisés Santiago manifesta interesse em se candidatar para o PAICV

Para o lado do PAICV, Moisés Santiago, ex-vereador da Câmara Municipal da Brava. já manifestou vontade em se candidatar, pela lista do PAICV, inclusivé já o fez publicamente nos órgãos de comunicação nos Estados Unidos da América, onde reside desde Julho de 2013. Ainda, o PAICV na Ilha não se pronunciou sobre possíveis candidatos às autárquicas de 2016, o que não deverá levar muito tempo, dado à aproximação das eleições. O que se sabe é que os simpatizantes e amigos do PAICV manifestam vontade em que as decisões sejam tomadas o mais rápido possível e haja um posicionamento em tempo oportuno.

De salientar que se houver vários candidatos e forem aceitos pelo PAICV, poderá haver necessidade de realização das primárias, caso não houver consenso sobre possíveis candidatos. Mas, tudo está em aberto para que o PAICV local manifeste seu Candidato para disputar às autárquicas do próximo ano.

Samuel Santiago