Respondendo ao apelo feito, já na
Mensagem de Ano Novo, do Presidente da República a todos os atores políticos, o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva afirmou “todo o interesse na dita convergência estratégica em nome do país, em prol do nosso desenvolvimento”.
Ao Chefe do Governo e os seus colaboradores, o Presidente da República garantiu que “podem contar com toda a colaboração do Presidente da República para que todos nós possamos cumprir, com sucesso, os nossos objetivos”.
Neves destacou que a apresentação de cumprimentos ao Presidente da República “é também um momento que mostra a todo o país, a todos os cabo-verdianos nas Ilhas e na Diáspora, que os órgãos de soberania devem cooperar e procurar pontes, entendimentos e consensos, realizando a necessária colaboração para que os objetivos maiores do país sejam efetivamente cumpridos”.
José Maria Neves sublinhou ainda a importância de estabilidade institucional, de um governo forte e de uma oposição forte, especialmente nestes tempos difíceis e complexos da conjuntura internacional.
Não obstante, reconhecer a tendência para maior divergência num ano pré-eleitoral, Neves demonstrou confiança na experiência e maturidade dos partidos políticos adquiridos nestes 35 anos de democracia para enfrentar os desafios, com sucesso.