Presidente Substituto da CMB - Discurso no Premio Nacional da Arquitectura

Feb 15, 2016 - 11:47
 0  22
Presidente Substituto da CMB - Discurso no Premio Nacional da Arquitectura

Muito Boa Tarde a Todos

Sua Excia. o Senhor Presidente da República

Senhor Presidente da Assembleia Municipal

Senhores Eleitos Municipais

Senhor Bastonário da Ordem dos Arquitectos

Senhor Pr. Conselho da Arquitectura e Urbanismo do Brasil, Arq. Haroldo Pinheiro

Senhor Pr. Juri PNA/2016, Arq. Joe Addo

Senhor Representante do IIPC

Senhora Representante da UNI-CV

Senhores Arquitectos

Senhores Responsáveis dos Serviços Desconcentrados do Estado

Senhores Representantes das Entidades Religiosas

Senhores Representantes das Associações da Brava

Senhores Profissionais da Comunicação Social

Caros Bravenses

Minhas senhoras e meus senhores

Sejam Benvindos à terra da morna e da Morabeza.

É, para a Brava, para Nova Sintra e, particularmente, para a CMB uma grande honra acolher este importante evento nacional que é a Atribuição do Prémio Nacional da Arquitectura.

A Brava tem sido, nos últimos 3 anos e meio, palco de importantes eventos que colocam a ilha como uma das grandes referencias culturais do país, quais sejam a comemoração do Dia Nacional da Cultura, as 4 edições do Festival Sete Sois Sete Luas, o Fórum de Desenvolvimento da Brava, que acolheu importantes personalidades nacionais e da Diáspora, sem esquecer dois momentos marcantes: a Elevação de Nova Sintra a Património Nacional e a ostentação do título de Primeira Capital Cabo-verdiana da cultura.

Este percurso aumenta a nossa responsabilidade e motiva-nos no sentido da preservação do património existente e na adopção das melhores praticas em matéria de organização do território, com incidência na preservação e promoção do património histórico, cultural e arquitectónico desta acolhedora e particular cidade cabo-verdiana.

Já é notória a importância crescente da arquitectura na sociedade cabo-verdiana e das nossas cidades e vilas que se querem organizadas, saudáveis e competitivas.

Este prémio vem contribuir para que as questões e desafios da arquitectura entrem definitivamente na agenda pública.

Um amplo engajamento e articulação das diferentes entidades publicas e privadas nesta área é urgente, inadiável, e imprescindível.

A CMB continuará a fiscalizar, a promover e a edificar obras de arquitectura de qualidade e que respondem aos desafios da preservação do património edificado e do melhor ordenamento da ilha e, em particular, da CIDADE DE NOVA SINTRA.

O que tivermos que fazer, dentro das nossas limitações, deve ter qualidade e rigor.

A requalificação da Praça Eugénio Tavares, da Esplanada Sodadi, da Pausada Municipal, do Matadouro Nhô Bonga, a Construção do Novo Mercado Municipal e várias outras obras de requalificação urbana, um pouco por toda a ilha, são disso, prova bastante.

Cidade de Nova Sintra, 14 de Fevereiro de 2016.