Professores da ilha Brava são profissionais que inspiram “muita confiança” - delegado
O delegado da Educação na ilha Brava considerou hoje que todos os professores da ilha são profissionais em que a instituição deposita "muita confiança" e considerados “excelentes profissionais e dedicados”.

Vergílio Pires assegurou à Inforpress que os docentes que exercem a suas funções no município são pessoas que transmitem confiança e que estão preparadas para ministrar as aulas e levar conhecimentos aos alunos.
O responsável ressaltou ainda que os docentes que iniciaram o trabalho neste ano lectivo encontram-se “devidamente integrados”, embora com “alguns constrangimentos” burocráticos e administrativos relacionados com os contratos e outros à vida laboral, que advém sobretudo do primeiro ano.
“Neste momento consideramos ultrapassados e que estão a ser resolvidos pontualmente e conforme é o caso. Portanto, nós consideramos que o corpo docente no concelho é estável, transmite confiança e dá-nos garantia para continuarmos a ter os melhores resultados possíveis”, declarou o delegado do Ministério da Educação.
Lopes frisou ainda que o professor é um profissional que “inspira cuidados” e que a Delegação e o Ministério da Educação devem ter “muito cuidado” naquilo que devem fazer para que se sintam “bem preparados e prontos” para fazer o seu trabalho diariamente nas escolas.
O delegado felicitou todos os professores pela data de hoje e frisou que esta profissão é “nobre e de muito valor”, por isso apelou à “dedicação, motivação e à boa vontade” de todos que fazem parte desta classe.
O Dia do Professor Cabo-verdiano celebra-se anualmente em 23 de Abril, dia do nascimento do professor Baltasar Lopes da Silva.
Foi instituído por uma vontade política expressa no decreto n.º 25, de 21 de Abril de 1990, com a finalidade de dignificar a função docente e de estimular a reflexão sobre o ensino e a educação.
Na altura da sua publicação, o decreto justificava: “a busca de uma data consensual, com elevado valor simbólico, humano, cívico e patriótico foi encontrada, através de um processo de consulta aos professores, a do dia 23 de Abril, data do nascimento do mestre digno de várias gerações de cabo-verdianos, muitos dos quais servidores competentes da educação e do país – o professor dr. Baltasar Lopes da Silva, um símbolo da ideia do professor, votado ao magistério, cujo exemplo merece ser seguido”.
Inforpress/Fim