Adilson Bango falava à Inforpress após a realização de uma conversa aberta realizada na Escola Secundária Eugénio Tavares, dirigida aos estudantes e professores, onde realçou
que a saúde mental é “uma questão muito importante” no nosso quotidiano.
Conforme disse, os pais e encarregados de educação devem trabalhar juntamente com os adolescentes mostrando-lhes a importância e o cuidado da saúde mental porque isso, segundo o mesmo, tem um impacto a longo prazo e devemos trabalhar na prevenção e educação de jovens e adolescentes no sentido de cuidar da sua saúde mental.
Neste sentido, salientou que esta actividade está enquadrada no âmbito da celebração do dia Mundial da Saúde Mental que é celebrado anualmente a 10 de Outubro, considerando ainda que é uma aula de sensibilização, para levar os jovens e adolescentes a reflectirem sobre este tema.
“Queremos informar-lhes sobre o comportamento saudável e também de risco que pode levar a um processo de melhor qualidade de saúde, mas também um problema de doença mental. Por isso, o nosso objectivo é trabalhar com meninos desta faixa etária no intuito de consciencializá-los sobre a responsabilidade do cuidado mental”, sublinhou.
Por sua vez, a estudante Sandra Araújo disse que gostou desta conversa e ficou bastante esclarecida, tendo em conta que para ter uma boa saúde mental precisa fazer exercícios físicos, dormir na hora, alimentar-se bem e eliminar certos hábitos.
“No meu caso costumo ler livros, alimentar-me bem e também, a partir de agora, vou evitar o uso excessivo de aparelhos electrónicos e de outras coisas que possam afectar a minha saúde mental”, finalizou.