Responsável faz balanço “positivo” da campanha de doação de sangue realizada na Brava
A responsável do Laboratório e do Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis fez hoje um balanço positivo da campanha de doação que decorreu na ilha, informando que conseguiram 22 bolsas de sangue.
A responsável do Laboratório e do Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis fez hoje um balanço positivo da campanha de doação que decorreu na ilha, informando que conseguiram 22 bolsas de sangue.
Em declarações à imprensa, Carla Araújo explicou que esta campanha de doação de sangue, que decorreu na Brava nos dias 09 e 10, está enquadrada nas actividades alusivas à comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, assinalado a 14 de Junho.
Segundo a mesma fonte, receberam cerca de 30 pessoas e destas, 22 estavam aptas para doar sangue e considerou a colheita como “uma bênção” para o Banco de Sangue, relembrando que uma bolsa salva quatro vidas.
Carla Araújo sublinhou que sempre recebem pacientes da Brava que necessitam de transfusão de sangue e são atendidos e socorridos graças ao stock existente no Banco de Sangue e aos doadores activos que colaboram.
Daí levar um bom stock da Brava já é “uma mais-valia”, pois mostra aos doadores do Fogo que na Brava só não há uma participação mais activa por falta de um Banco de Sangue na ilha.
Mas, informou, caso alguma pessoa da Brava viaje ao Fogo e queira doar sangue é só entrar em contacto que vão providenciar tudo o que é necessário para a acção que salva vidas.
Parabenizou o público bravense, as instituições e entidades parceiras activas na ilha e que têm doadores regulares, nomeadamente Cruz Vermelha, igreja Adventista e Polícia Nacional, entre outras, que mobilizaram vários doadores.
Esta responsável aproveitou para anunciar que em parceria com a Delegacia de Saúde da Brava e a igreja Adventista do 7º Dia, já estão a preparar mais uma campanha a ser realizada na Brava em meados de Dezembro do corrente ano.
E, sempre que possível, realçou, vão deslocar-se à Brava para “envolver” a ilha nessas acções e sensibilizar o público sobre a importância da doação de sangue.