Sala de Recursos promove ação de capacitação no domínio Braille
CAPACITAÇÃO
Já foram realizadas duas sessões e a última decorrerá no dia 27 de Maio sobre a escrita Braille, os instrumentos usados, os conceitos, os sinais de escrita e de números, entre outros temas.
Cidade de Nova Sintra, 20 de maio – A formação é ministrada pela Sala de Recursos e decorre no Centro de Juventude, às sextas-feiras, em três sessões de capacitação, destinada aos professores dos ensinos básico e secundário.
De frisar que a referida ação abarca temas como o conceito, instrumentos usados na escrita, a cela braille, a escrita, a relação entre pontos e letras do alfabeto, sinal e formação de números, unidades de medida, sinais de operação e a relação entre letras, algarismos e pontos.
“Visa capacitar os formandos com conhecimentos básicos no domínio do sistema Braille, principalmente aos que trabalham diretamente com a aluna Marley Lobo, mas extensiva a todos que direta ou indiretamente terão a necessidade de munir de instrumentos que lhes permitam atender a casos de deficiência visual”, afirma Alfredo Gomes, professor responsável da Sala de Recursos.
Segundo a psicóloga, Maria Clareta Maia, “a ideia inicial era restrita às professoras que laboram na Escola Chã de Sousa, com a participação dos coordenadores pedagógicos, com vista a atender às necessidades educativas da aluna Marley Lobo, portadora de deficiência visual. Mas, tendo em conta outros alunos com deficiência visual que frequentam o 3º ciclo do EB e o ensino secundário, decidiu-se por alargar o público alvo.”
As duas primeiras sessões foram realizadas nos dias 6 e 13 de Maio e a última realizar-se-á no dia 27.