São Valentim: Celebrar o amor e a amizade sem restrições impostas pela pandemia da covid-19
Os hotéis e restaurantes na Cidade da Praia estão preparadas para, como habitualmente, brindar os casais praienses com uma noite “inesquecível” já que, este ano, será possível celebrar o amor sem as restrições impostas pela covid-19.
Os hotéis e restaurantes na Cidade da Praia estão preparadas para, como habitualmente, brindar os casais praienses com uma noite “inesquecível” já que, este ano, será possível celebrar o amor sem as restrições impostas pela covid-19.
Nos anos 2021 e 2022, os estabelecimentos hoteleiros e de restauração foram obrigados a reduzir a lotação no dia dos namorados, que se celebra anualmente a 14 de Fevereiro, uma das medidas preventivas para fazer face à pandemia da covid-19 que, então, assolava o arquipélago. O Hotel Cesária, por exemplo, chegou a estipular um número máximo de até 20 pessoas.
Entretanto, com a retoma em massa das actividades, resultado do “bom combate” à covid-19, tudo volta à “normalidade”. E, como acontece todos os anos em Fevereiro, a onda de amor invade a Cidade da Praia com os hotéis, restaurantes, lojas e afins preparados para proporcionar ofertas “especiais” aos apaixonados.
A forte aposta dos estabelecimentos hoteleiros e de restauração passa pelos cardápios, pratos para todos os paladares, ambientes decorativos e românticos e música ao vivo.
“Vai ser promovido o habitual jantar acompanhado de música ao vivo. A demanda está boa, mas ainda temos muita disponibilidade”, avançou o director do Hotel Pestana Tropico, António Santos.
O mesmo acontece no Hotel Praia Mar, segundo Zenaida Tavares responsável da recepção, que apontou também o jantar com música ao vivo para atrair a clientela, tendo sublinhado algumas vagas preenchidas.
Por seu lado, a assistente administrativa do restaurante Nice Crioula, Suzete de Pina, revelou à Inforpress que aquele estabelecimento já está a receber reservas, mas espera até logo mais ter mais reservas efectuadas.
Quanto às lojas da urbe, estão, igualmente, todas apetrechadas de vários presentes sugestivos tanto para homens como para mulheres, acessórios, perfumes, vestuários e calçados.
Ademais, lojas de plantas, cosméticos, electrónicos e electrodomésticos também aproveitam esta efeméride para sugerir aos clientes seus produtos como opção de presentes.
A história do Dia de São Valentim, conforme reza a lenda, remonta ao século III d.C. em que o imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.
Um bispo da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial realizando casamentos. Descoberto o seu segredo, Valentim foi preso, torturado, condenado à morte e executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data que deu origem ao dia dos namorados.
Desde então, tem sido uma data tradicionalmente comemorada pelos casais e os restaurantes e hotéis costumam ser as suas escolhas para celebrarem o amor de forma diferente.