São Vicente: Terminal de Cruzeiros pronto no final de Março e atracação de navios em Abril - ministro
O ministro do Mar assegurou hoje que o Terminal de Cruzeiros estará pronto no final de Março e que já no mês de Abril poderão atracar navios da temporada de cruzeiros que vai até Maio.
Jorge Santos falava à imprensa após visitar as instalações da Enapor e as obras do Terminal de Cruzeiros.
“A obra marítima já está concluída, neste momento, também já está praticamente concluída a primeira fase do projeto ‘On Shore Power Supply’, que é de energia e água para o Terminal de Cruzeiros", explicou.
Igualmente, continuou, está ainda na fase final a obra terrestre do terminal, da gare e também os arranjos exteriores da praça, que vai ser uma das praças da cidade do Mindelo, aberta ao público, com o seu anfiteatro.
Durante a visita, Jorge Santos foi confrontado pelo responsável da empreiteira que executa as obras do Terminal de Cruzeiros sobre a falta de mão de obra especializada e que não permite que as empresas tenham trabalhadores suficientes para a demanda da obra.
Sobre isso, o governante afirmou que este é um problema que está a acontecer, a nível geral, na construção civil, principalmente em Cabo Verde, de onde tem saído mão de obra especializada para o exterior.
“O que discutimos com os empreiteiros é a necessidade de intensificar ainda mais a formação profissional no sector da construção civil e sua especialização. Porque com a mobilidade laboral que se assiste a nível nacional, há uma tendência de uma parte da mão de obra cabo-verdiana sair para o exterior, não só para Portugal, para Suíça, para a Holanda, para Luxemburgo”, adiantou, referindo que isto tem acontecido em diversas áreas.
“Não podemos esquecer que ainda temos 47 mil jovens que não têm emprego e não têm formação profissional. Portanto, nós temos por onde trabalhar, intensificar, em vez de formar 100, formar 400 e desses 400 formar com maior qualidade”, lançou.
Sobre o centro de pequenas encomendas, local em que ministro também se inteirou do seu funcionamento, Jorge Santos enalteceu o facto de se ter começado há 18 meses “uma das maiores reformas e termos disruptivo” nesse serviço e que permitiu tratar das encomendas através de transitários em pouco tempo.
Neste particular, anunciou a inauguração dentro de poucos meses de centros logísticos privados de transitários na cidade da Praia, já com os seus scanners.
Segundo o presidente do conselho de administração da Enapor, Ireneu Camacho, o Terminal de Cruzeiros está pronto para atracar navios cruzeiros e neste momento estão a terminar as obras terrestres para ter outras condições para receber os cruzeiristas. Razão pela qual ainda não estão a permitir a atracação dos cruzeiros no terminal.
“Na parte terrestre já está construído. Falta finalizar a parte da gare e a parte também da reestruturação do jardim que aqui tem em frente. Ou seja, é finalizar, são os acabamentos finais que levam o seu tempo e que nós acreditamos que no final de Março estarão concluídos”, afirmou.
O responsável disse acreditar que em Abril a Enapor estará em condições de não só receber os navios cruzeiros, mas também receber os cruzeiristas que estarão nesses navios em condições adequadas para visitar a cidade.
Inforpress/Fim