Stelianne de Pina Rodrigues, uma bravense na força aérea americana

Stelianne de Pina Rodrigues, natural da ilha de Brava, Cabo Verde, é um exemplo de que o sonho pode se tornar realidade Aos 11 anos, ela deixou sua terra natal para buscar uma vida melhor nos Estados Unidos da América. Hoje, Stelliane é uma servidora orgulhosa do Exército Americano, onde presta serviço com distinção, representando não apenas sua comunidade, mas também seu país de origem.

Dec 16, 2024 - 15:27
Dec 16, 2024 - 15:29
 0  511
Stelianne de Pina Rodrigues, uma bravense na força aérea americana

Quando Stelianne chegou aos Estados Unidos, para se juntar aos familiares, com apenas 11 anos, ela não falava inglês e enfrentou inúmeras barreiras culturais e sociais. A mudança repentina de um pequeno país insular para a complexidade de uma sociedade tão diversa e dinâmica foi desafiadora, mas a jovem bravense sempre foi determinada a superar obstáculos. A adaptação foi difícil no começo, mas sua família e a vontade de fazer diferente, foram fundamentais. Ela sabia que sua oportunidade estava ali e não poderia desperdiçá-la.

Durante sua infância e adolescência, Stelianne se destacou na escola, principalmente nos estudos. Terminou o ensino secundário com boas notas e, aos 18 anos, tomou uma decisão, ingressando na Força Aérea dos Estados Unidos, uma escolha que não foi fácil, mas que  está se mostrando fundamental para seu crescimento pessoal e profissional.

Ao completar 18 anos, Stelianne sabia que a oportunidade de ingressar nas Forças Armadas era uma chance única para dar um novo rumo à sua vida. Ela se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos, um dos ramos mais exigentes das forças armadas norte-americanas, com a ambição de crescer dentro da instituição.

Quando entrou, ela tinha apenas uma ideia do que seria o serviço militar, mas não imaginava que ele lhe proporcionaria tanto aprendizado e crescimento. As dificuldades são muitas, mas cada desafio que enfrenta lhe faz mais forte.

Stelianne começou, há pouco tempo, sua carreira militar com um treinamento rigoroso, que vai lhe preparando para ser uma profissional altamente qualificada e disciplinada. 

Hoje, Stelianne de Pina Rodrigues ocupa um lugar dentro da Força Aérea dos EUA, entrando num grupo selecto de cabo-verdianas a integrar as forças armadas daquele país. Seu trabalho, que envolve actividades de alta responsabilidade, inclui o apoio às operações estratégicas e missões, além de atuar como exemplo de perseverança para os mais jovens, especialmente aqueles que, assim como ela, buscam oportunidades fora do país.

Para ela, servir no Exército americano é uma honra, e o fato de representar Cabo Verde, sua terra natal, faz tudo isso ainda mais especial. Disse sentir um orgulho imenso de estar no exército e de poder contribuir com o seu trabalho. Quer ser um exemplo para outros jovens, principalmente os que vêm de pequenas comunidades como a caboverdiana, mostrando que com determinação é possível alcançar grandes realizações.

Stelianne continua a construir sua carreira nas Forças Armadas e já planeja seguir em frente com novos desafios e responsabilidades. Ela é uma inspiração não apenas para os cabo-verdianos, mas também para todos os imigrantes que buscam uma nova vida nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

Sua jornada de Brava para os Estados Unidos é um testemunho do poder da determinação, da educação e do serviço ao próximo. Stelliane de Pina Rodrigues não apenas representa a bravura de sua ilha natal, mas também a força e a resiliência de todos os imigrantes que, com coragem e perseverança, buscam um futuro melhor em um novo país.