Terminal do Aeroporto da Praia pronta em Julho. Saiba quais as alterações de fundo

Escadas rolantes, esteiras, elevadores e equipamentos de controlo e segurança de ponta são algumas das inovações introduzidas e que fazem do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, um dos mais modernos do país e da África. Custou 33 milhões de euros.

Apr 27, 2018 - 02:41
 0  18
Terminal do Aeroporto da Praia pronta em Julho. Saiba quais as alterações de fundo

Escadas rolantes, esteiras, elevadores e equipamentos de controlo e segurança de ponta são algumas das inovações introduzidas e que fazem do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, um dos mais modernos do país e da África. Custou 33 milhões de euros.

As obras de Expansão e Modernização do Aeroporto da Praia Nelson Mandela estão a caminhar para a fase final. Desenhado para garantir maior eficiência e conforto aos passageiros, este projeto traz muitas inovações. Além de trabalhos estruturantes, o novo terminal do aeroporto da Praia terá escadas rolantes, esteiras, elevadores e equipamentos de controlo e segurança de ponta, infoirma a ASA (Aeroportos e Segurança Aérea na sua newsletter).

O novo terminal de passageiros, nota a empresa pública que gere a infra-estrutura, “foi operacionalizado no início de Março, com uma moderna sala de check-in e um novo sistema de tratamento de bagagens de alto standard”. Em Dezembro foi entregue a nova sala de embarque, acolhendo em simultâneo partidas domésticas e internacionais, até que sejam concluídas as obras da sala de partidas.

Segundo a ASA, em Julho o Aeroporto da Praia “estará completamente funcional e preparado para dar respostasaos novos desafios do país. Até lá, será apresentado um aeroporto com uma nova configuração e com inovações em termos de facilidades de acessos e benefícios para os passageiros”.

Quais as principais mudanças? Diz a newsletter da ASA que, assim que estiver pronta, a entrada para a sala de check-in, com 10 balcões, far-se-á pelo piso de cima. O acesso às salas de embarque nacionais e internacionais no piso 0 será através de escadas rolantes ou elevadores, depois de se passar pelo controlo de segurança composto por três Postos de Inspeção e Filtragem (PIF).

O desembarque de passageiros passará a ser feito no rés-do-chão, onde estarão disponíveis quatro tapetes de bagagem. Após recolher as bagagens, os passageiros deverão aceder-se ao segundo piso através de esteiras ou elevadores, que darão acesso à zona externa do terminal. “Um investimento que irá permitir maior conforto aos clientes e diminuirá o tempo de espera no terminal”, sublinha a ASA.

Com uma área útil de 1.925 metros quadrados, o novo terminal do aeroporto da Praia tem maior área destinada ao rastreio de passageiros e bagagens de cabine, dispõe de sistemas avançados de vigilância e audiovisual e de refrigeração de ponta condizente com o clima quente do país, entre outras vantagens para os passageiros.

Todo esse investimento em acessibilidade e tecnologias de ponta foi feito para simplificar o processo aeroportuário e faz do Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela o mais bem equipado do país. O Projeto de Expansão e Modernização do Aeroporto da Praia (PEMAP), orçado em 33 milhões de euros, é co-financiado pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (87,5%) e pela ASA (12,5%).

O Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, refira-se, é o segundo mais movimentado do país, com nove destinos internacionais. Por mês, esta infraestrutura aeroportuária, que tem em torno de 458 voos mensais, regista cerca de 916 movimentos de aeronaves. A circulação de passageiros ronda os 14 mil todas as semanas e 55 mil por mês.

Fonte: ASA