TRÊS ERROS FUNDAMENTAIS DO MPD - Maika Lobo
Ao contrário do Paicv, parece-me que a cúpula do MPD ainda não compreendeu a importância da Administração Pública, para o exercício efectivo do poder e para a execução do programa do Governo .
1-NÃO TER AINDA REALIZADO AS REFORMAS E AS MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ;
2-NÃO TER AINDA CONSEGUIDO FORMAR UM GOVERNO FORTE, PARA GOVERNAR MELHOR O PAÍS E ACELERAR O CUMPRIMENTO DO SEU PROGRAMA ;
3-TER INDISPOSTO O SEU EXÉRCITO DE SUPORTE : OS MILITANTES .
1a) Ao contrário do Paicv, parece-me que a cúpula do MPD ainda não compreendeu a importância da Administração Pública, para o exercício efectivo do poder e para a execução do programa do Governo .
Ninguém quer defender uma atitude igual ao que fez o Paicv . Transformar durante 15 anos a Administração toda de cor amarela . Nada disso .
O fundamental é compreender que há lugares chaves na Administração Pública que devem ser exercidos por pessoas da confiança do Governo, que é uma politica para garantir a execução do seu programa .
Caso contrário, o Governo não governa e uma decisão estratégica ou não é executada ou é executada lentamente, com o objectivo politico de retardar os resultados da governação .
Essa politica de substituição de chefias e de cargos importantes é seguida em todos os países democráticos, sem excepção .
Nos Estados Unidos da América, o Presidente tem o poder para substituir imediatamente mais de quatro mil postos, sem ter em conta outros milhares de cargos de chefia que ele tem a obrigação de mudar .
2a) Sobre a composição do Governo, muito se tem falado e escrito . Creio que há um consenso generalizado que este Governo é fraco e pouco eficiente em termos de produção de resultados e de articulação politica .
Foi um governo que foi feito sob pressão do tempo e, por isso, os critérios que normalmente são utilizados na formação de um Governo, não foram atendidos .
O primeiro-ministro anunciou a sua remodelação e por motivos desconhecidos, até o presente não o fez .
Nada como melhor oportunidade politica para cumprir o seu anúncio, do que a remodelação após a aprovação do novo Orçamento do Estado . Acredito que a remodelação está a caminho .
3a) A inércia da governação, alguma desarticulação e a resistência às reformas e às mudanças, têm indisposto e de que maneira os militantes e muitos dirigentes do MPD .
Essa indisposição é muito mais profunda do que se pensa . E acentua-se a cada dia .
Nesta matéria, a cúpula do partido segue uma direcção e as bases seguem outra . As exigências das bases, não estão a ser escutadas pela cúpula .
É quase uma disputa, que vem minando as bases do partido .
Talvez a cúpula entende que as bases estão a exigir aquilo que eles não podem dar . E as bases entendem que a cúpula partidária está a desviar das politicas que necessariamente qualquer governo deve fazer, para garantir o sucesso e a eficácia da governação .
Muitos até afirmam que essa história de o "MEU PARTIDO É CABO VERDE", esconde realmente o que a cúpula quer .
Ou seja, querem tentar agradar todo o mundo e, muitas vezes, preterindo o suporte politico . E olhe que as bases não vão desistir tão depressa . E dizem claramente que as suas exigências não são chantagens a ninguém . O que eles defendem é que o governo foi eleito para mudar o sistema e apresentar resultados concretos . E que o Governo não deve ser condicionado por ninguém e quem prestará contas ao eleitorado é o partido .
Na politica quem não muda, é mudado . E não é de se desprezar a voz dos militantes . Pois, que nenhum exército ganha uma guerra, subestimando a motivação dos seus soldados .
Vejam o caso de Angola . Em pouco tempo, as reformas realizadas, a popularidade do novo Presidente e o apoio da comunidade internacional . Afinal João Lourenço não é nenhum ingénuo...