Turistas britânicos processam Riu Cabo Verde após adoecerem com doenças gástricas

Centenas de turistas britânicos estão processando hotéis de luxo em Cabo Verde após adoecerem com doenças gástricas. Muitos foram hospitalizados após suas férias se transformarem em "férias do inferno".

Sep 30, 2024 - 08:12
 0  235
Turistas britânicos processam Riu Cabo Verde após adoecerem com doenças gástricas

Londres, Reino Unido - Centenas de turistas britânicos estão tomando medidas legais conjuntas após serem acometidos por doenças gástricas durante suas estadias em hotéis de luxo em Cabo Verde. No total, 926 pessoas entraram em contato nos últimos três anos para relatar terem ficado gravemente doentes após visitar Cabo Verde.

Muitos foram hospitalizados após suas férias de cinco estrelas se transformarem em "férias do inferno". Desde 2022, centenas de pessoas relataram ter adoecido com doenças graves, como Shigella e Salmonella, em sete hotéis diferentes em toda a ilha.

Entre eles estavam um casal recém-casado em lua de mel, um homem que ficou tão doente que desmaiou no voo de volta e uma terapeuta de beleza que os médicos inicialmente temiam estar sofrendo um derrame.

Cordelia Plummer, 56, de Shard End, Birmingham, e seu parceiro Ian Waller, 56, de Kingston-Upon-Hull, estão entre um novo grupo de turistas a entrar em contato com advogados. Ambos foram acometidos por graves doenças gástricas durante uma estadia de duas semanas no hotel Riu Cabo Verde em Sal, entre 12 e 27 de julho deste ano.

Eles pagaram quase £3.000 por suas férias com tudo incluído, reservadas através da Tui. Jatinder Paul, advogado especializado em ferimentos graves internacionais da Irwin Mitchell, representando os turistas, afirmou: "O grande volume de clientes que continuamos a ver vindo à tona após adoecerem durante estadias em Cabo Verde nos últimos três anos é extremamente preocupante."

"Os números envolvidos mostram que esses não são incidentes isolados. O fato de um número significativo ainda estar nos abordando com relatos semelhantes de primeira mão aponta para um quadro preocupante de doenças contínuas que não mostram sinais de terminar."

"Aqueles que representamos têm legitimamente uma série de preocupações sobre como tais doenças ocorreram por tanto tempo. Doenças gástricas podem resultar em problemas de saúde a longo prazo ou até mesmo morte, e o medo é que isso possa terminar em tragédia se algo não for feito para abordar as causas subjacentes."

"Entendemos que várias outras pessoas no hotel adoeceram ao mesmo tempo que Cordelia e Ian. Como parte de nossas investigações, gostaríamos de ouvir de qualquer outra pessoa que estivesse hospedada neste hotel na mesma época."

Cordelia, assistente de atendimento ao cliente, adoeceu uma semana antes das férias com sintomas gástricos graves, incluindo vômitos e diarreia. Ela ficou principalmente confinada em seu quarto por quatro dias e foi forçada a consultar seu médico geral ao retornar ao Reino Unido, que inicialmente disse que seus sintomas poderiam ser um sinal de shigella.

Ian foi atingido alguns dias depois com os mesmos sintomas que continuaram pelo restante das férias e após seu retorno ao Reino Unido. Ian continua sofrendo com uma mudança contínua em seus hábitos intestinais.

O casal disse que conversou com outros hóspedes do hotel que estavam sofrendo com sintomas semelhantes. Ao retornar para casa, ficaram chocados ao ler críticas negativas online, com pessoas relatando experiências semelhantes às suas.

O casal disse que percebeu que a comida era frequentemente servida descoberta e morna. Eles também relataram que os mesmos pratos pareciam ser servidos em mais de uma ocasião e ambos observaram baratas no restaurante perto das sobremesas.

Cordelia disse: "O que deveria ser duas semanas de sonho em uma ilha maravilhosa se transformou em férias que Ian e eu faremos o nosso melhor para esquecer."

"Acho que todo mundo já teve um estômago irritado em algum momento, mas isso foi algo muito pior. Eu fiquei no quarto por vários dias e nunca me senti tão doente. O número de histórias que vimos e ouvimos antes de voltar para casa e retornar ao Reino Unido é chocante."

"Se tivéssemos visto isso antes, nunca teríamos reservado as férias."

Ela contou como as baratas no restaurante eram "nojentas" e "quando apontamos isso em uma ocasião, um membro da equipe saiu, pegou a barata em um guardanapo e caminhou em direção à cozinha com ela".

Cordelia e Ian estão entre um novo grupo de dez turistas que ficaram hospedados no cinco estrelas Riu Cabo Verde neste verão para instruir a Irwin Mitchell.

A empresa anteriormente informou que estava representando clientes que adoeceram em Cabo Verde, incluindo um pai de Glasgow que perdeu mais de 17 libras de peso corporal e uma mãe, 44, que contraiu shigella em suas primeiras férias no exterior desde a perda de seu marido.

Em 2022, mais de 170 turistas entraram em contato para tomar medidas legais após adoecerem no Riu Funana Hotel e mais de 20 pessoas se aproximaram da empresa após ficarem lá em 2023.

Centenas de outros turistas instruíram a empresa após adoecerem em outros hotéis de Cabo Verde. Em 2022, um total de 806 pessoas se apresentaram, seguido por 65 em 2023 e 55 até agora este ano.