Um nome forte na televisão, rádio, imprensa e mídia online de Cabo Verde

Um nome forte na televisão, rádio, imprensa e mídia online de Cabo Verde, Valdir Alves dedicou sua vida a contar as histórias importantes de nossa comunidade com honestidade e integridade. Neste ano, ele foi introduzido no Hall da Fama do Museu Cabo-verdiano e seu retrato foi colocado em exibição permanente em nosso prédio em Pawtucket.

Oct 29, 2023 - 12:47
Oct 28, 2023 - 12:47
 0  383
Um nome forte na televisão, rádio, imprensa e mídia online de Cabo Verde

Valdir nasceu em Galinheiro, Fogo, Cabo Verde, em 1963. Frequentou a escola de jornalismo tanto em Cabo Verde quanto na Rússia e começou a trabalhar na Rádio Nacional de Cabo Verde em 1985. Em 1989, imigrou para os Estados Unidos e se estabeleceu na região de Brockton, Massachusetts.

Nos EUA, Alves rapidamente se estabeleceu no campo das comunicações, fornecendo uma conexão fundamental entre a diáspora e a República de Cabo Verde. Ele foi produtor e apresentador do programa de televisão Cabo Vídeo e do programa de rádio Porton de Nos Ilha de 1996 a 2015. Além disso, foi animador do programa Saudades de Cabo Verde na Rádio Voz de Emigrante e colaborador do programa de rádio Nha Terra em Boston. Foi editor do jornal online Caboverdeonline.com. Um dos fundadores e editor dos jornais Correio de Imigrante e Nos Jornal, também colaborou com a Rádio de Cabo Verde, Televisão de Cabo Verde e Radio France Internationale. Muitos também se lembrarão de Alves como um animado narrador esportivo que cobriu inúmeros jogos.

Valdir era muito conhecido na comunidade cabo-verdiana-americana e frequentemente era convidado a apresentar ou ser anfitrião em muitos eventos. Em sua vida pessoal, Alves era um entusiasta do esporte, treinava e jogava futebol e adorava a praia.

Por uma vida dedicada aos mais altos ideais do jornalismo, Alves foi homenageado no Gala da Liberdade de Imprensa da Associação de Jornalistas de Cabo Verde.

José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, condecorou Alves com um Decreto Presidencial que declarava que ele era um homem da comunicação que, em última instância, ajudou a comunidade cabo-verdiana a aprender mais sobre si mesmos.

Valdir Alves faleceu em 2022.

Cabo Verde Museu