VEIGA CRITICA CARVALHO NA QUESTÃO DA DEMOCRACIA E DESCOMPROMISSO COM A PRAIA

Saúdo o presidente reeleito da Câmara Municipal da Praia pela sua decisão de se candidatar à liderança do PAICV. Em democracia, é uma questão de honra reconhecer os adversários, especialmente aqueles com um passado ligado à causa pública. E quando olhamos para o passado, não podemos ignorar a importância do MpD e do povo cabo-verdiano para a conquista da democracia plena. Essa vitória não pertence ao PAICV, não foi alcançada pelo PAICV e não era a vontade do PAICV. Compreendo o desejo de invocar essa conquista, mas a História nem sempre se compadece com as vontades individuais.

Jan 5, 2025 - 01:27
 0  65
VEIGA CRITICA CARVALHO NA QUESTÃO DA DEMOCRACIA E DESCOMPROMISSO COM A PRAIA
Saúdo também os meus compatriotas praienses. A Praia é um dos lugares mais fascinantes de Cabo Verde, de enorme importância, e onde a dedicação de quem o serve deve ser inquestionável. É intrigante observar que, um mês após a reeleição, já se pense em abandonar funções para concorrer às próximas eleições. O povo da Praia merecia outro tipo de compromisso. Neste momento, não sabemos qual é o compromisso do seu presidente. Se este mandato será apenas uma plataforma de campanha eleitoral, ou se se afastará do cargo, deixando a Câmara Municipal nas mãos de um presidente que não foi eleito pelo povo.
Estas questões dizem respeito ao PAICV, mas também ao povo da Praia e de Cabo Verde, e ilustram a necessidade de inverter esta banalização dos cargos públicos.
Desejo as maiores felicidades ao agora candidato à liderança do PAICV e espero, acima de tudo, que seja fiel às suas promessas e compromissos e que cumpra o seu mandato como presidente da Câmara da Praia. É isso que os eleitores que nele confiaram esperam como retribuição pelo seu voto.
Qualquer atitude que contrarie esta expectativa será uma traição à confiança depositada e um exemplo da falta de compromisso dos políticos, demonstrando a necessidade de uma maior participação cidadã na vida política.
Espero que o MpD saiba interpretar estes sinais e que na reunião já anunciada para dia 11 possamos dar ao povo a resposta que ele merece. Uma resposta de confiança, de compromisso e, acima de tudo, de renovação e de reforço da participação dos cidadãos no desempenho de funções ao serviço da causa pública.